A Academia Brasileira de Música tem o prazer de disponibilizar para leitura e download a 2ª edição do Catálogo de Obras de Raul do Valle, organizado por Valéria Peixoto.
Para acessá-lo ou fazer o download clique no link: CATÁLOGO DE OBRAS RAUL DO VALLE
Se preferir, acesse o site da ABM, menu Publicações, e tenha acesso a este e muitos outros catálogos de compositores brasileiros.
Catálogo de Obras: Raul do Valle
Organização: Valéria Peixoto
Ano: 2024 (2ed.)
Páginas: 106
Publicação: ABM
Raul do Valle
Raul do Valle é natural de Leme/SP, 1936, estudou com Camargo Guarnieri e diplomou-se em sua classe de Composição e Regência no Conservatório Musical de Santos, quando recebeu a “Medalha de Ouro – Ricordi Brasileira -1973”, entregue pelo maestro Eleazar de Carvalho. Depois de lecionar por 20 anos em ginásios estaduais de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ PUC foi contratado como professor da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, em março de 1974. Viajou no mesmo ano para aperfeiçoar-se na Europa, onde estudou com Nadia Boulanger, Paris, em 1974 e com Alberto Ginastera, Genebra, em 1975
A partir de 1976 passou a residir em Paris onde estudou com Oliver Messiaen, no Conservatoire National de Paris, de 1976 a 1977, com Pierre Boulez, no College de France, entre 1976 e 1977, no Iº Curso para Profissionais, no IRCAM, de 1977 a 1978 e com lannis Xenakis Université Paris IV, de 1976 a 1978. Participou de Ateliers de criação com John Cage, Andre Boucourechliev, Andrey Eschpay, Ton de Leeuw e outros, de 1976 a 1978. Especializou-se em Música Eletroacústica junto ao “Groupe de Recherches Musicales – GRM, com Guy Reibel e Pierre Schaeffer, de 1976 a 1978. Foi convidado pelo Comitê Nacional Brasileiro do Conselho Internacional de Música/CIM, para participar do Atelier sur la musique traditionelle, le folklore et les méthodes contemporaines, em Slanchev Briag, na Bulgária, em 1977.
Sua produção, com mais de 300 composições, inclui várias obras corais, sinfônicas, de câmara e eletroacústicas, além de músicas para filmes – curtas e longas metragens, vídeos, teatro, dança e espetáculos multimídia.
É Doutor em Artes pela UNICAMP, Professor Titular (aposentado} e cofundador do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, onde lecionou de 1974 a 2014. Fundou, em 1983, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora/NICS, e foi seu coordenador de 1983 a 2000. É membro efetivo da Associação Brasileira de Folclore/ABF, membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC, membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica/SBME, membro fundador da Academia Paulista de Música/APM, membro da Academia Campineira de Música/ACAM, cadeira 23, patrono Camargo Guarnieri, membro efetivo da Academia Campineira de Letras e Artes/ACLA, patrono José Antonio Rezende de Almeida Prado e membro colaborador da lnternational Kodaly Society, Hungria. Em 1994 foi eleito para a Academia Brasileira de Música, cadeira 33, patrono Francisco Valle.