
Representantes das orquestras cariocas se reuniram com o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, em 26 de junho. Na pauta duas importantíssimas demandas do setor: a construção de uma sala de concertos sinfônicos e a reconstrução do Teatro Villa-lobos. As tratativas tiveram início em setembro de 2025 com o apoio do secretário municipal de cultura, Lucas Padilha, que abraçou a causa e deu encaminhamento ao “Plano para o desenvolvimento da música de concerto no Rio de Janeiro”, elaborado pela Academia Brasileira de Música e pelo Fórum das Orquestras do Rio de Janeiro. Participaram do encontro André Cardoso (Sinfônica da UFRJ e ABM), João Guilherme Ripper (Sinfônica Brasileira, ABM e Funarj), Felipe Prazeres (Sinfônica do Theatro Municipal e Johann Sebastian Rio), Fernando Pereira (Petrobras Sinfônica), Tina Werneck (Sinfônica Nacional da UFF), Guilherme Bernstein (Sinfônica da UniRio), Marcelo Jardim (Orquestra de Sopros da UFRJ), Kelly Davis (Sinfônica da UFRJ) e José Augusto Nepomuceno (Arquiteto). Pelo poder público municipal, além do prefeito e do secretário de cultura, participou o assessor-chefe de ações estratégicas da Secretaria Municipal de Cultura, Léo Feijó. Os representantes das orquestras reiteraram que a cidade ainda não conta com uma sala adequada para concertos sinfônicos e que atuam em espaços que não comportam grandes efetivos ou não têm a acústica adequada. O plano apresentou diversas alternativas de possíveis locais para a construção da tão necessária sala de concertos sinfônicos, que atenderá a todas as orquestras, bandas e grupos de projetos sociais da cidade, de outras cidades, de outros estados e orquestras internacionais em turnê. O grupo ficou então de apresentar no prazo de um mês um programa que servirá de base para a elaboração de um projeto básico arquitetônico. Sobre o Teatro Villa-Lobos os representantes das orquestras manifestaram apoio à proposta de criação de um grupo de trabalho formado por representantes da prefeitura, da Funarj e do MinC para viabilizar a reconstrução.

Da esquerda para a direita: João Guilherme Ripper, Léo Feijó, José Augusto Nepomuceno, André Cardoso, Tina Werneck, prefeito Eduardo Cavaliere, Guilherme Bernstein, Fernando Pereira, Felipe Prazeres, Kelly Davis, secretário Lucas Padilha e Marcelo Jardim.
