Em junho, no dia 17, o Museu Brasileiro de Rádio e Televisão celebrou a “Missa para os Pioneiros e Personalidades da TV Falecidos em 2021”, realizada no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Alto do Sumaré, em São Paulo. Organizada pelo advogado Fábio Siqueira, assessor-redator do Núcleo de Apoio ao Pioneiro do referido museu, a celebração reverenciou o saudoso acadêmico Régis Duprat por sua atuação como músico nas orquestras de rádio acompanhando diversos cantores populares, também como viola-spalla da Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional de São Paulo (1954-1959), pela produção de diversos LPs e pela concepção, direção e apresentação do “Programa Garimpo Musical” da Rádio USP-FM (1997-2001), dedicado à música brasileira de todos os tempos.
Outro tributo ao acadêmico foi promovido recentemente. Em julho, nos dias 11 e 12, o Grupo de Pesquisa “Novas Musicologias” da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a coordenação da acadêmica Maria Alice Volpe, realizou a VII Jornada do GPNM “Tributo ao saudoso patrono Régis Duprat”.
No primeiro dia, foi realizado um encontro de congraçamento dos membros do GPNM e da Escola Duprat, seguido de uma missa em sufrágio da alma, na data de seu aniversário, realizada na mesma igreja em que foi batizado, a Igreja de N. Sra. da Glória do Largo do Machado. No segundo dia, aconteceu o encontro dos palestrantes convidados com os alunos de graduação da disciplina Música Brasileira, ministrada por Maria Alice Volpe na Escola de Música da UFRJ. Os palestrantes convidados – Edilson Vicente de Lima, Mário Alexandre Dantas Barbosa, Priscila Araújo Farias, Tiago dos Santos de Souza, Vinicius Macedo e Daniel Daumas Borges – apresentaram suas pesquisas à luz da discussão de textos de Régis Duprat, Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e Gerard Béhague.