Durante o 3º Encontro da Abracello (Associação Brasileira de Violoncelistas), realizado na Sala São Paulo entre os dias 6 e 10 de setembro, reunindo mais de 150 violoncelistas, foi lançado oficialmente a edição da “Suíte típica brasileira para violoncelo e piano”, de Heitor Villa-Lobos, recém editada pela Academia Brasileira de Música. Na abertura do evento, o violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow apresentaram a obra com excelente recepção do público presente. Um exemplar da partitura foi sorteado e o contemplado foi Joel Felipe Horácio, aluno da UNICAMP.
Ao longo do evento, foram oferecidos workshops sobre assuntos relacionados ao violoncelo, como “Música e parentalidade”, tema atual e pertinente ao ensino do instrumento, “Violoncelo popular”, para os estudantes que buscam uma carreira empreendedora na música, entre outros. Nas mesas redondas, foram debatidos assuntos como inovações no campo da pedagogia e performance, violoncelo popular e carreira de violoncelista em uma orquestra profissional.
Participaram como professores ministrantes das masterclasses e artistas convidados, renomados violoncelistas de formação e carreira internacional, como Tania Lisboa, Marina Martins, Matias de Oliveira Pinto, e também grandes performers e pedagogos atuantes no Brasil, como Robert Suetholz, Andre Micheletti, Fabio Presgrave, Hugo Pilger
A edição promoveu também aulas especiais para ensino infantil e também para música popular, com Jaques Morelenbaum e Yaniel Matos.