Notícias

Sonia Maria Vieira em recital com oboísta americano em novembro

A pianista gravou mais de 20 discos com música brasileira. Cinco deles foram considerados melhores do ano, pela Associação dos Produtores de Discos

Sonia Maria Vieira em recital com oboísta americano em novembro
Compartilhe:

No dia 14 de novembro, a pianista e acadêmica Sonia Maria Vieira se apresentou no Museu da Justiça (Rio de Janeiro) com o oboísta americano Ian Davidson. No repertório, as obras “Fantasia-pastoral” de Paul Pierné, “Sonata de Mozart KV 454, em Si b Maior” (em 4 movimentos) e “Sonata” de Gustav Schreck.

Sonia Maria Vieira Rabinowitz iniciou na música como aluna de piano de Allan Félix de Souza e de teoria musical de Maria Luiza Priolli. No Conservatório Brasileiro de Música graduou-se em 1962, tendo sido aluna de Maria José Maia. Graduou-se em piano também pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi aluna de Elzira Amábile. Estudou ainda com Jacques Klein. Em 1965 conquistou o primeiro prêmio no VI Concurso Nacional de Piano do Rio de Janeiro, o que lhe valeu uma bolsa de estudos na Escola Superior de Música de Leipzig, Alemanha, onde se aperfeiçoou durante dois anos com Heinz Volger. Concluiu o mestrado em música em 1976, sob a orientação de Heitor Alimonda.

Vários compositores, como Guerra-Peixe, Dawid Korenchendler, Oriano de Almeida, Maria Helena Rosas Fernandes, Murillo Santos e Ricardo Tacuchian a ela dedicaram obras. Guerra-Peixe musicou sete poemas seus, dos quais “Sinto e provo” foi editado pela Irmãos Vitale.

Gravou mais de 20 discos com música brasileira. Cinco deles foram considerados melhores do ano, pela Associação dos Produtores de Discos. Destaca-se a redescoberta da obra do compositor Misael Domingues e gravações de peças de Ernesto Nazareth, Alexandre Levy, Guerra-Peixe e Ricardo Tacuchian.

Como solista, tem se apresentado nos EUA, América Central e do Sul (México, Costa Rica e Venezuela), na Europa (França, Inglaterra, Espanha e Itália) e em Israel.

Foi professora de História da Música da Escola de Música da UFRJ, onde foi também diretora do setor artístico e cultural e diretora da unidade.

Foi eleita para a Academia Brasileira de Música em 1994.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato