Notícias

Roberto Tibiriçá recebe título de Doutor em Música por Notório Saber pela UFMG

Sete décadas de uma vida dedicada ao ensino e à difusão da música, seja em salas de aula, espaços públicos ou palcos do nosso país e do exterior

Roberto Tibiriçá recebe título de Doutor em Música por Notório Saber pela UFMG
Compartilhe:

No dia 25 de janeiro, o acadêmico e maestro Roberto Tibiriçá foi agraciado por unanimidade com o título de Doutor em Música, por NOTÓRIO SABER, pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.  Também em janeiro, no dia 5, o maestro completou 70 anos, destacando-se como um dos maiores nomes da Música de Concerto no Brasil. Sete décadas de uma vida dedicada ao ensino e à difusão da música, seja em salas de aula, espaços públicos ou palcos do nosso país e do exterior.

Roberto Tibiriçá começou sua carreira como pianista e camerista recebendo fortes influências de Guiomar Novaes, Madalena Tagliaferro, Dinorah de Carvalho, Nelson Freire, Gilberto Tinetti e Peter Feuchtwanger. Porém, seus conhecimentos musicais não bastavam apenas para tocar piano. Resolveu então, procurar o maestro Eleazar de Carvalho e começou a participar dos Festivais de Campos do Jordão, em São Paulo, como pianista e assistente do maestro Dr. Hugh Ross, diretor da Schoola Cantorum, de Nova York.

Iniciou seus estudos de regência com o maestro Eleazar de Carvalho e venceu por duas vezes o Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, passando a ser o principal regente-convidado, trabalhando com o maestro Eleazar por quase 18 anos até sua vinda para a cidade do Rio de Janeiro em 1994 para a Orquestra Sinfônica Brasileira, onde foi diretor adjunto e, posteriormente, seu diretor artístico.

Esteve em Lisboa, Portugal, entre 1984-1985, como regente assistente do Teatro Nacional de S. Carlos, onde teve a oportunidade de trabalhar com artistas como o barítono Gino Bechi, os sopranos Mara Zampieri, Montsarrat Caballé, Ileana Cotrubas, o tenor José Carreras e o maestro Franco Ferrara. Até hoje mantém relações muito afetivas com este país, sendo convidado permanente do júri do Concurso Internacional para Jovens Chefes de Orquestra, promovido pela Fundação Oriente e pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual também já trabalhou.

No Theatro Municipal de São Paulo, teve o privilégio de trabalhar com os sopranos Niza de Castro Tank e Agnes Ayres, o tenor Mario Del Monaco, os barítonos Fernando Teixeira e Giangiacomo Guelfi. Convidado para participar da Semana Guiomar Novaes em Miami, regeu um concerto com a Orquestra Filarmônica da Flórida e o pianista Arnaldo Cohen no dia 28 de setembro de 1996.

Como diretor artístico da gravadora RGE/FERMATA, foi o responsável em 1974 pelo início das gravações de música clássica em gravadoras brasileiras, tendo entre elas o último e único LP gravado no Brasil pela grande pianista Guiomar Novaes interpretando somente músicas brasileiras, gravado no MASP – Museu de Arte de São Paulo. Participou ainda de um DVD sobre esta grande artista, a convite da diretora Norma Bengel. Por este e outros trabalhos, recebeu das mãos da Sra. Arminha D’ Almelda Villa-Lobos o Troféu Villa-Lobos como o melhor produtor de discos clássicos do ano, no Teatro do Copacabana Palace, RJ. Foi também diretor da gravadora COPACABANA onde realizou o último disco de outra grande pianista brasileira: Magda Tagliaferro, também gravado no MASP – Museu de Arte de São Paulo.

Recebeu o prêmio de melhor regente orquestral, conferido pela Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Lei Sarney como revelação na área de regência orquestral. Fundou em São Paulo a Orquestra Nova Filarmonia, que entre outros artistas acompanhou Luciano Pavarotti, a Orquestra Nova Sinfonieta e a Orquestra de Câmera Da Capo onde realizou a primeira audição da “Petite Messe Solennelle”, de Rossini. Constantemente convidado a reger todas as orquestras brasileiras tem recebido excelentes críticas sobre suas apresentações.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato