No dia 29 de setembro, o jornal espanhol El Mundo mencionou, em artigo assinado por Alejandra Martí (Diretora Executiva da Opera Latinoamerica – OLA), a recuperação da ópera “O Contractador dos diamantes”, de Francisco Mignone, promovida pela Academia Brasileira de Música e realizada pelo acadêmico Roberto Duarte.
Para ler o artigo – https://www.operala.org/perspectivas-retos-boom-latinoamericano-opera/
“O contractador dos diamantes”
A ópera estreou em abril deste ano, dentro da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera, em Manaus. O maestro, regente titular da Amazonas Filarmônica e diretor artístico do festival Luiz Fernando Malheiro decidiu ressuscitar a ópera do compositor brasileiro Francisco Mignone, contando com o trabalho minucioso de recuperação e restituição do maestro Roberto Duarte.
Com a partitura dispersa e manuscrito original apenas do primeiro ato, os segundos e terceiros atos precisaram ser reconstituídos a partir do material de orquestra e de duas partituras para piano e voz, uma de 1924, outra dos anos de 1950, quando a ópera foi reencenada no Rio de Janeiro.
A ópera, baseada em peça de Afonso Arinos sobre a exploração das minas de diamantes no interior mineiro no século XVIII, foi apresentada no Brasil apenas duas vezes: em 1924, em São Paulo, e nos anos 50, no Rio de Janeiro.