A revista científica Vórtex acaba de publicar um artigo que apresenta uma vasta cartografia da obra artística autoral de Jocy de Oliveira – multiartista brasileira e pioneira da música eletroacústica, com obras de caráter multimídia que mesclam música, teatro, vídeo, literatura e cinema desde os anos 1960. O artigo é de autoria de Claudia Helena Azevedo Alvarenga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Neste artigo, sua obra artística é amplamente apresentada pela metáfora Constelação cujo foco é a noção de centro gravitacional e circularidade (como órbitas planetárias) que atuam como constructos da sua obra artística. Assim, o texto define suas criações como um complexo de abordagem plurilinguística nas artes cujas peças e produções constituem objetos moventes que podem gravitar em torno de diferentes núcleos ou mesmo se deslocar como vetores para novas peças musicais, cênicas e literárias.
Biografia do Autor
Claudia Helena Azevedo Alvarenga, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Educação, com bacharelado em composição musical e licenciatura em música. Claudia Helena Alvarenga foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e professora de música do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dirigiu o Coral da ASA no Rio de Janeiro por 25 anos. Cantora, arranjadora, compositora e regente, atua com ênfase em técnicas estendidas da voz e canto coral. Seus estudos abrangem música, educação, retórica, argumentação, psicologia social e temas correlatos. Grupos de pesquisa: Estudos Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC); Retórica e Argumentação na Pedagogia.