Notícias

OSESP e José Staneck no Carnegie Hall em outubro

Com quase quatro décadas de carreira, José Staneck é um dos músicos eruditos brasileiros mais festejados no cenário internacional

OSESP e José Staneck no Carnegie Hall em outubro
Compartilhe:

O gaitista brasileiro José Staneck será o solista do Concerto para Harmônica e Orquestra, obra referencial de Heitor Villa-Lobos que será apresentada em 14 de outubro próximo no Carnegie Hall, em Nova York (EUA), pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Será a primeira vez que uma formação sinfônica brasileira integra a temporada do teatro, considerado um palco histórico para a música clássica.

A participação brasileira inclui o prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, o Concerto para harmônica e orquestra, com Staneck como solista, e os Choros nº 10 e Rasga Coração, com a participação do Coro da OSESP, todas composições de Villa-Lobos. Há no programa, ainda, Sheherazade, do russo Nikolai Rimsky-Korsakov. A OSESP fará mais uma apresentação em Nova York, no Carnegie, em 15 de outubro. Será com o programa “Floresta Villa-Lobos”, que terá uma instalação visual do curador e diretor artístico Marcello Dantas.

Com quase quatro décadas de carreira, José Staneck é um dos músicos eruditos brasileiros mais festejados no cenário internacional. Reconhecido pelas interpretações de peças de Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Radamés Gnatalli, já se apresentou com importantes orquestras brasileiras e internacionais – Argentina, Venezuela, Canadá, Portugal e Peru, dentre outras, tendo também realizado turnês na Europa e nos Estados Unidos. Importantes e consagrados compositores brasileiros já lhe dedicaram obras, como H. J. Koellreutter, Egberto Gismonti, Nivaldo Ornelas, Edino Krieger e Marlos Nobre, dentre outros.

A apresentação da OSESP é parte do Festival Internacional de Orquestras do Carnegie Hall na temporada 2022/2023. O evento se divide em três séries de assinaturas e também reunirá as filarmônicas de Berlim, Viena e Helsinque e a Orquestra Nacional de Lviv, da Ucrânia. A regência caberá à maestrina Marin Alsop, que dirigiu a OSESP de 2012 a 2019 e é a atual regente de honra.

José Staneck

Chamado de David Oïstrakh da harmônica pelo crítico francês Olivier Bellamy e comparado aos músicos Andrés Segovia e Mstislav Rostropovich por sua atuação no desenvolvimento e divulgação de seu instrumento pelo crítico brasileiro Luiz Paulo Horta, José Staneck tem um estilo próprio onde elementos tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante.

Estudou harmonia funcional com Isidoro Kutno, análise estética com o maestro e compositor alemão H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson Simões. Em 2007, obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Como diretor durante 15 anos da Musiarte, Curso Integrado de Música, desenvolveu importante trabalho na área do ensino, e atualmente viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversas locais do Brasil.

Atua com diferentes formações camerísticas e já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais, com destaque para a gravação do Concerto para Harmônica e Orquestra de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP pelo selo NAXOS.

Músico, concertista, com mais de 100 concertos com variadas formações orquestrais, 15 gravações de trabalhos solo além de inúmeras participações como convidado, Mestre em música, produtor e pesquisador, José Staneck faz de sua harmônica um instrumento de transformação.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato