Notícias

Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia “Sinfonia de Abril”, de João Guilherme Ripper

A obra foi encomendada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil especialmente para comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos

Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia “Sinfonia de Abril”,  de João Guilherme Ripper
Compartilhe:

A obra “Sinfonia de Abril”, do acadêmico e compositor João Guilherme Ripper, terá sua estreia no concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes em comemoração dos 50 anos do 25 de abril – Revolução dos Cravos. A obra em três movimentos, 1 – As ruas de Lisboa; 2 – Vermelho, sangue e cravos; 3 – Terra da fraternidade, foi encomendada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil especialmente para a ocasião.

“Para mim, é uma imensa alegria voltar a colaborar com os amigos da Metropolitana, que tem direção artística do competente maestro Pedro Neves”, comenta Ripper. A orquestra foi responsável pela estreia da sua ópera “Domitila” no Centro Cultural Belém em outubro de 2022 – parte de seus instrumentistas de cordas tocaram na estreia do “Pequeno concerto para Mafra” no Palácio de Mafra, em março de 2023.

“Candinho”, outra ópera de sua autoria, irá integrar a temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dirigida pelo maestro Evandro Matté. A obra foi encomendada em 2022 pelo programa SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais da Funarte e UFRJ, coordenado por André Cardoso e Marcelo Jardim. “Escrevi o libreto baseado nas memórias de Candido Portinari e quadros que o artista pintou sobre sua infância em Brodóski”, revela. A estreia está marcada para o dia 9 de novembro no Teatro São Pedro, com direção cênica de Julianna Santos, direção musical de Evandro e participação do Coro Jovem da OSPA.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato