Notícias

Óperas de Carlos Gomes são disponibilizadas, pela primeira vez, gratuita e integralmente

Musica Brasilis promove amplo projeto de resgate da obra do compositor e realiza palestras em abril no Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas

Óperas de Carlos Gomes são disponibilizadas, pela primeira vez, gratuita e integralmente
Compartilhe:

Musica Brasilis promove amplo projeto de resgate da obra do compositor e
realiza palestras em abril no Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas

 

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio financeiro do BNDES, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o Musica Brasilis acaba de promover uma conquista inédita para a cultura brasileira. Através do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, iniciado em janeiro de 2022 e com conclusão prevista para agosto de 2025, a instituição está disponibilizando gratuitamente cinco mil partituras de compositores brasileiros em domínio público, dentre eles Antonio Carlos Gomes (1836 – 1896), cujas óperas estão sendo disponibilizadas, pela primeira vez, de forma integral. O mais importante compositor brasileiro do século XIX é o único músico brasileiro a ter seus documentos inscritos no registro internacional do programa Memória do Mundo da UNESCO.

“Carlos Gomes é o mais célebre compositor de óperas brasileiro, um dos maiores nomes de nossa música. O prelúdio de sua ópera mais conhecida, O Guarany, é o tema do programa de rádio A Voz do Brasil. Apesar disso, era difícil o acesso às partituras de suas peças. Pela primeira vez, preparadas pela equipe de edições do Musica Brasilis, as partituras de todas as suas óperas estarão gratuitamente disponíveis. Estamos falando de mais de 35.000 páginas de partituras. Esta realização coroa o projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, com conclusão prevista para agosto de 2025”, destaca Rosana Lanzelotte, pesquisadora e coordenadora do projeto.

O projeto de resgate das óperas de Carlos Gomes envolveu a edição e revisão por grandes especialistas na obra do compositor, como os professores Lenita Nogueira e Marcos Virmond, ambos da UNICAMP, e os maestros Luiz Fernando Malheiro (diretor artístico do Festival Amazonas de Ópera e regente titular da Amazonas Filarmônica) e Guilherme Bernstein (UNIRIO). São mais de 5.000 páginas de partituras, às quais se somam mais de 30.000 páginas de partes instrumentais. Além das óperas, estão disponíveis no portal Musica Brasilis mais 100 partituras de Carlos Gomes, entre as quais todas as peças para piano e canto e piano solo.

Os resultados do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras serão apresentados por Rosana Lanzelotte em palestras, em abril, no Rio de Janeiro (16/4), São Paulo (24/4) e Campinas (25/4).

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato