Notícias

Obras de Francisco Valle, patrono da ABM, em concerto na UFJF

O concerto foi apresentado pelo pianista André Pires

Obras de Francisco Valle, patrono da ABM, em concerto na UFJF
Compartilhe:

No último dia 04 de fevereiro, um concerto bem especial em Juiz de Fora resgatou obras de Francisco Valle, patrono da cadeira 33 da Academia Brasileira de Música. Realizado no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o concerto foi apresentado pelo pianista André Pires, que teve seu primeiro contato com Francisco Valle (1869-1906) por meio de uma fotografia acima de um piano. Descobriu que o homem sério na foto era compositor e patrono da ABM, pianista (como ele) e, para além de tudo isso, nome de rua no Centro de Juiz de Fora, cidade onde Francisco nasceu e morreu.

“Em relação à obra de Valle, tive contato com ela pela primeira vez em 2002 ou 2003”, comenta André Pires. “Era regente do Coral da UFJF, e todos os cantores do grupo estavam reunidos na Fazenda do Barulho, a convite de um contralto do coro, Elizabeth Valle Botti. Foi quando um retrato de alguém muito sério, na parede acima do piano, motivou minha pergunta sobre de quem se tratava. Era exatamente Francisco Valle, aos 36 anos, bisavô da Elizabeth. Fiquei sabendo que ele tinha sido músico – compositor, pianista e maestro – e que estudara composição musical por quatro anos em Paris, sob a orientação do grande belga César Franck. Ali teve início o que viria a ser minha pesquisa de Doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Não foi à toa que Villa-Lobos, ao criar em 1945 a Academia Brasileira de Música, trouxe o nome de Francisco Valle como patrono da cadeira 33”.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato