
No último dia 15 de junho, domingo, a Praça Júlio Prestes, em São Paulo, foi palco de mais um concerto da Série de Câmara da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O evento, com entrada gratuita, contou com a participação de músicos renomados e teve entre seus destaques composições do maestro e compositor Ernst Mahle.
Na primeira parte do programa, um fagotista paulista interpretou obras de diversos compositores, incluindo Francisco Mignone, um dos grandes nomes da música brasileira do século XX. A segunda parte do concerto, dedicada à música vocal, contou com a presença dos cantores Valkiria Gomes e Ana Carolina Moura (sopranos), Mariana Valença (mezzo-soprano), Luis Guimarães (tenor) e Israel Mascarenhas (baixo), acompanhados pela pianista Maria Emília Moura Campos. O grupo apresentou um repertório variado, com início marcado por três obras de Mahle: Quadros ao gosto popular (com texto de Fernando Pessoa), Coco do Major (com texto de Mário de Andrade) e Dança em volta do fogo (com texto de Cassiano Ricardo).
Sobre Ernest Mahle
Acadêmico da Academia Brasileira de Música, Ernst Mahle foi um compositor e maestro brasileiro nascido em Stuttgart, Alemanha. Chegou ao Brasil em 1951 e naturalizou-se brasileiro em 1962. Foi aluno de grandes mestres na Alemanha e no Brasil, destacando-se como professor e maestro em Piracicaba/SP, onde cofundou a Escola de Música que leva seu nome. Reconhecido pela técnica impecável e contribuição à educação musical, Mahle teve uma carreira premiada e influente. Faleceu em 12 de maio de 2025, aos 96 anos, deixando legado marcante na música erudita brasileira.