No último dia 13 de novembro, dentro da programação do VI Encontro Nacional de Violistas, foi apresentada na Casa da Música, em Porto Alegre, em primeira audição, a “Sonatina para Viola e Piano 2022”, do acadêmico Ernst Mahle, por Hella Frank, a quem a obra foi dedicada, e pela pianista Cristina Caparelli Gerling.
A obra de Mahle continua atravessando fronteiras. Em Wuppertal (Alemanha), dois instrumentistas de Piracicaba – Gabriel Bachega Minharo (trompete) e Paulo Santos (trombone) – acompanhados pela pianista Yuka Shimizu, gravaram o “Trio para Trompete, Trombone e Piano 2022”, de Mahle, a eles dedicado. E, em Piracicaba a Orquestra Jovens Músicos – com regência de Anderson Oliveira e com os pianistas Pedro Aguilar e Jordan Alexander – apresentou o “Concerto para 2 Pianos, Cordas e Percussão” (2012), na Sala Dr. Mahle.
Nascido na Alemanha, Ernst Mahle mudou-se para o Brasil em 1951. Aqui estudou composição com Hans Joachim Koellreuter e complementou sua formação musical em cursos no exterior com Messiaen e Fortner, além de estudar regência com Rafael Kubelik e Mueller-Kray. É cofundador da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” e membro da Academia Brasileira de Música (cadeira n.6).