Notícias

Norton Morozowicz recebe honrosa comenda da Cônsul Geral da Polônia

A medalha Bene Merito é distinção honorífica atribuída pelo Ministro das Relações Exteriores pelos trabalhos em prol do fortalecimento da Polônia no exterior

Norton Morozowicz recebe honrosa comenda da Cônsul Geral da Polônia
Compartilhe:

No dia 10 de novembro, um concerto especial no Auditório Regina Casillo, em Curitiba, marcou as comemorações do Dia da Independência da Polônia na véspera da Data Nacional. O renomado pianista polonês Raphael Luszczevsky encantou o público com as obras de Chopin e o próprio arranjo para piano solo do Concerto de Varsóvia, de Addinsell. Durante o evento, a Cônsul Geral Marta Olkowska entregou a medalha Bene Merito ao maestro e acadêmico Norton Morozowicz – a medalha Bene Merito é distinção honorífica atribuída pelo Ministro das Relações Exteriores pelos trabalhos em prol do fortalecimento da Polônia no exterior.

Nascido em 20 de janeiro de 1948, na cidade de Curitiba, Norton Morozowicz estudou no Rio de Janeiro e depois na Alemanha, com Auréle Nicolet. Aos 20 anos, após retornar ao Brasil, ingressou como flautista na Orquestra Sinfônica Brasileira, função que ocupou por 17 anos. Participou de grupos de câmara com o clarinetista José Botelho e o fagotista Noel Devos, assim como em duo com seu irmão, o pianista e compositor Henrique Morozowicz. Atuou em concertos em duo com Jean Pierre Rampal.

Como regente, tem dirigido as principais orquestras do país, como Sinfônica Brasileira, Sinfônica Nacional, Sinfônica da USP, de Campinas, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Salvador, Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica de São Paulo, entre outras. Foi o titular da Orquestra de Câmara de Blumenau, com a qual gravou diversas obras de compositores brasileiros, e da Orquestra da Universidade Estadual de Londrina.

Foi o criador e diretor artístico do Festival de Música de Londrina e idealizador dos Festivais de Música de Câmara de Blumenau. Foi também diretor artístico do Encontro Nacional Pequenos & Grandes Artistas, em Goiânia. Foi professor da Universidade Federal de Goiás, onde dirigiu o coro e realizou gravações. É atualmente o regente da Orquestra Sinfonia Brasil, com a qual lançou um CD inteiramente dedicado ao compositor Radamés Gnattali.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato