
A musicóloga Cristina Magaldi lançou seu segundo livro, Music and Cosmopolitanism. Rio de Janeiro at the turn of the 20th century, publicado pela Oxford University Press (20 de junho de 2024). Enfocando o período entre 1888 e 1910, o livro explora a metamorforsis urbana da cidade – em termos de soundscapes – resultante das políticas do novo governo republicano para modernizar a cidade, focalizando específicamente o papel da música em fomentar o cosmopolitismo cultural: experiências e práticas culturais compartidas, operando além da localidade.
Registra casos específicos de artistas e compositores, e aborda vários estilos de música que se espalharam pelo centro e subúrbios da cidade (óperas e obras instrumentais, operetas, canções, e danças), exemplificando como distintos lugares do fazer musical (teatros, salas de concerto, cinemas, bares, circos e até as ruas) modelaram a modernidade e a capital do Brasil no fin-de-siècle. O resultado é uma exploração de relações múltiplas, de processos complexos e multidimensionais de conexões e disconexões socio-políticas e culturais, individuais e coletivas, fomentados pela música.