Notícias

Mini óperas para crianças de Jorge Antunes no Rio de Janeiro em outubro

O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul têm libreto e música do próprio compositor

Mini óperas para crianças de Jorge Antunes no Rio de Janeiro em outubro
Compartilhe:

Na Série “Ópera na Sala”, a Sala Cecília Meireles apresentará no Dia da Criança, 12 de outubro, duas mini óperas para crianças de Jorge Antunes: O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul. Cada uma das óperas tem duração de 30 minutos. Elas são apresentadas uma após a outra, com cenários mutantes. O elenco que integra o “Grupo Antunes de Ópera de Câmara” viaja de Brasília ao Rio, especialmente para apresentar o espetáculo.

 

As duas mini óperas, compostas em 1994 e 1995, foram estreadas em Brasília em 1996. O grande sucesso resultou em apoio do Fundo de Cultura do DF para a gravação de um CD, ainda hoje disponível nas lojas, com a participação de nomes históricos do canto lírico brasileiro, já falecidos, como o baixo Zuinglio Faustini e o tenor Radovir dos Santos. Em 2002, foi a vez das crianças holandesas conhecerem O Rei de uma Nota Só: essa mini ópera foi apresentada na cidade de Zwole, com elenco local e cantada em holandês. O sucesso do espetáculo atraiu a atenção do cineasta Carlos Del Pino, que em 2013 realizou um longa metragem com as duas mini óperas de Antunes.

Em 2017 O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul voltaram aos palcos de Brasília com um novo elenco, em récitas nos teatros do Sesc e no auditório da ADUnB, na Universidade de Brasília. Esse mesmo elenco vem agora ao Rio de Janeiro para, segundo o maestro Jorge Antunes, “divertir e conscientizar ecologicamente o público infanto-juvenil na faixa etária dos 9 aos 99 anos”.

O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul têm libreto e música do próprio compositor, sendo que a segunda é baseada em ideia original de Cristóvam Buarque, repassada oralmente a Antunes em 1995. A história se passa numa escola particular que tem um bosque ao fundo. O diretor quer acabar com o bosque, para construir um estacionamento. As crianças se rebelam, pois no bosque vive a borboleta azul. Depois de passeatas no recreio, o diretor revela aos estudantes que a borboleta azul não existe: é uma lenda. Ao final as crianças continuam os protestos com nova passeata no pátio da escola: elas alegam que se acabarem com o bosque, acabarão com a “lenda da borboleta azul”.

 

O Rei de uma Nota Só conta a história de um Rei mau, que só promulga leis ruins para o povo. O Utopiano Invisível (mímico) enfeitiça o Rei, que passa a falar e cantar em recto tono, com uma única nota. O Príncipe descobre o feitiço e convence o Rei a mudar as Leis, beneficiando o povo.

O quarteto vocal, um mímico e um ator são acompanhados por um conjunto de câmara, sob a regência do maestro Jorge Lisbôa Antunes.

 

SERVIÇO

 

DUAS MINI-ÓPERAS PARA CRIANÇAS

de Jorge Antunes

 

O Rei de Uma Nota Só

A Borboleta Azul

 

Elenco:

Regente: maestro Jorge Lisbôa Antunes

Direção cênica: Carlos Del Pino

Direção musical: Jorge Antunes

Figurinos: Mariuga Antunes

Cenarios Jorge Antunes

Gandhia Brandão, soprano;

Marcos Sfredo, tenor;

Carol Araújo, mezzo soprano;

Hugo Lemos, baixo;

Miquéias Paz, mímico;

Magno de Assis, ator

Violino- Marcus Antunes

Violoncelo- Norma Parrot

Piano- Mariuga Lisbôa Antunes

Percussão- Rodrigo Foti

Difusão eletrônica: Jorge Antunes

 

Sala Cecilia Meireles

12 de outubro de 2022, 16h

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato