O maestro e acadêmico Julio Medaglia regeu, no último dia 8 de outubro, domingo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, no auditório do MASP. Além da Terceira Sinfonia de Beethoven, o programa apresentou o Concerto para Violino e Orquestra, de Hekel Tavares, tendo como solista Emmanuele Baldini (violino).
Em setembro, no dia 17, estreou a nova temporada do “Prelúdio”, tradicional programa de música clássica da TV Cultura, com apresentação do maestro Júlio Medaglia e de Roberta Martinelli. A atração – que completa 18 anos no ar – aposta em um formato descontraído e traz jovens talentos do cenário musical com idades entre 13 e 28 anos, que se apresentam acompanhados por uma orquestra no palco.
A nova temporada traz novidades com o programa dividido em oito fases eliminatórias, proporcionando que cada participante se apresente duas vezes, em episódios diferentes e com músicas distintas. Quem atingir as maiores notas será classificado para as semifinais.
A grande final irá acontecer ao vivo, excepcionalmente, no dia 25 de novembro, das 18h às 20h, na Sala São Paulo, com reapresentação no domingo (26), às 16h.
No “Prelúdio 2023”, os 16 participantes selecionados competem por uma Bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, uma das escolas de música mais importantes do mundo. O prêmio é oferecido pelo Consulado da Hungria.