No último dia 11 de novembro, a Casa Thomas Jefferson de Brasília homenageou o maestro Jorge Antunes, pelos seus 80 anos completados neste ano de 2022, em um concerto especial com o GEMUNB, dirigido pelo homenageado. No mesmo dia, aconteceu o lançamento brasiliense do novo CD de Antunes: um CD-duplo publicado pelo Selo SESC intitulado “Jorge Antunes, Cordas Dedilhadas”. No álbum, estão algumas das mais importantes e recentes obras de Antunes para violão, viola caipira, alaúde barroco e harpa.
O GEMUNB, Grupo Experimental de Música Nova Brasileira, foi fundado por Jorge Antunes em 1974 em Brasília e vem, desde então, divulgando a música nova. Em 1975, o grupo fez extensa turnê na Europa, e 37 anos depois, em 2012, voltou ao exterior dando concertos em Berlim, Viena, Salzburg e Tel Aviv. A atual formação do grupo conta com Álvaro Henrique no violão, Marcus Antunes no violino, Fernando Henrique Machado no clarinete e sax tenor, e Jorge Antunes na eletrônica.
O programa do concerto de novembro incluiu as seguintes obras de Antunes: Violinia Sideral, para violino e computador; Rituel Violet, para sax-tenor e sons eletrônicos; Oito peças da Série Brasília 50, para violão e sons pré-gravados; Chalumia Sideral, para clarinete e computador e Déconfinement II, para violino, violão, sax-tenor, sons eletrônicos pré-gravados e computador.