Notícias

João Guilherme Ripper com estreia em Portugal e óperas no Rio, Manaus e Illinois (EUA)

“Pequeno concerto para Mafra” foi escrita especialmente para a ocasião em homenagem à Dona Maria Bárbara, personalidade ímpar da Música, da Arte e da Cultura portuguesa

João Guilherme Ripper com estreia em Portugal e óperas no Rio, Manaus e Illinois (EUA)
Compartilhe:

No último dia 8 de março, o acadêmico João Guilherme Ripper estreou sua peça “Pequeno concerto para Mafra” no Palácio de Mafra (Portugal) em concerto dedicado ao Dia Internacional da Mulher. O pianista brasileiro João Elias, acompanhado por instrumentistas de cordas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, interpretou a obra, escrita especialmente para a ocasião em homenagem à Dona Maria Bárbara, personalidade ímpar da Música, da Arte e da Cultura portuguesa, num elogio alargado a todo o público feminino.

Em abril, sua ópera “Piedade” será apresentada em forma de concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nos dias 28 e 29 de abril. A soprano Gabriella Pace cantará o papel de Anna da Cunha, Johnny França será Euclides da Cunha e Ricardo Gaio será Dilermando de Assis. Dirigida pelo maestro Silvio Viegas, a Orquestra Sinfônica do Municipal do Rio de Janeiro se apresentará tendo como solista o violonista Cyro Delvizio, e direção de movimentação cênica ficará a cargo de Daniel Luz.

“Piedade” será novamente apresentada, em maio, na programação do 25º Festival Amazonas de Ópera.  Gabriella Pace será mais uma vez Anna da Cunha, Homero Velho será Euclides da Cunha e Daniel Umbelino será Dilermando de Assis. A Orquestra Sinfônica do Teatro Amazonas, dirigida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, terá Paulo Pedrassoli como solista ao violão. Com direção cênica de Julianna Santos, cenários de Giorgia Massetani e figurinos de Olintho Malaquias, as récitas acontecerão nos dias 21, 24 e 27 de maio.

Ainda em maio, trechos da sua ópera infantil “Candinho”, baseada na infância de Portinari, serão apresentados no dia 2 no palco do Tryon Festival Theatre, em Champaign-Urbana, cidade de Illinois. Participam alunos do Programa de Ópera e Teatro Musical da University of Ilinois, além do coro infantil e atores sob direção de Olga Maslova e Julie Gunn. A estreia brasileira está prevista para julho no Teatro São Pedro de Porto Alegre.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato