Notícias

Instituto Piano Brasileiro publica série de obras para piano de Ricardo Tacuchian

Publicadas em vídeo-partituras, ao longo de 28 sábados seguidos, serão divulgadas suas obras para piano, piano a quatro mãos, piano só para a mão esquerda, para dois pianos e como solista de orquestra

Instituto Piano Brasileiro publica série de obras para piano de Ricardo Tacuchian
Compartilhe:

Desde o dia 4 de março, o Instituto Piano Brasileiro vem publicando em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/InstitutoPianoBrasileiro ), aos sábados, peças para piano compostas pelo acadêmico Ricardo Tacuchian e editadas pelo IPB. Ao longo de 28 sábados seguidos, serão divulgadas suas obras para piano, piano a quatro mãos, piano só para a mão esquerda, para dois pianos e como solista de orquestra – todas publicadas em vídeo-partituras editadas pelo IPB. As obras já publicadas são:

  1. AVENIDA PAULISTA (JOSÉ EDUARDO MARTINS, piano)
  2. ARCOS DA LAPA (MIRIAM GROSMAN, piano)
  3. AQUARELA (SERGIO MONTEIRO, só para a mão esquerda do piano)
  4. PRIMEIRA SONATA PARA PIANO (SERGIO MONTEIRO, piano)
  5. A BAILARINA (INGRID BARANCOSKI, piano)
  6. XIII PASSO DA VIA-SACRA (PAULO GAZZANEO, piano)
  7. SEGUNDA SONATA PARA PIANO (INGRID BARANCOSKI, piano)


Ricardo Tacuchian

Nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 1939, descendente de uma família da Armênia que imigrou para o Brasil. Iniciou os estudos musicais com Nelly Adelino dos Santos. Aos 12 anos ingressou na Escola Nacional de Música, tendo estudado com Florêncio de Almeida Lima, José Siqueira e Francisco Mignone. Foi orientado em composição também por Cláudio Santoro e em regência por Hilmar Schatz e Hans Swarowsky. Diplomou-se em piano em 1963 e em composição e regência em 1965. Fundou o grupo Ars Contemporânea em 1971 para o qual compôs e estreou obras de compositores brasileiros. Ao mesmo tempo dirigiu o grupo Síntese, voltado para o repertório medieval e renascentista.

Concluiu o Doutorado em Composição na University of Southern California, em 1990, quando recebeu o Academic Achievement Award, prêmio conferido a pós-graduandos que se destacam em suas respectivas especialidades. Realizou o pós-doutorado em Lisboa, no Museu da Música Portuguesa, com bolsa da CAPES.

Foi professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, além de professor visitante da State University of New York at Albany, com bolsa da Fulbright para o programa Scholar in Residence, e da Universidade Nova de Lisboa. Em 2011 ministrou curso sobre Música do Brasil no Século XX no Centro de Estudios Brasileños de la Universidad de Salamanca. Como professor da Escola de Música da UFRJ criou o Panorama da Música Brasileira Atual.

Tacuchian é membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, da Federação Fluminense de Bandas de Música Civis, da Sociedade Brasileira de Musicologia e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música.

Como compositor participou, entre outros festivais, da Tribune Internationale des Compositeurs du Conseil lnternational de la Musique, da UNESCO (1977); do International Society of Contemporary Music/World Music Days (1978); do Music of the Americas Festival 2001, da Florida International University, e do Other Minds Music Festival 8, em São Francisco, Califórnia (2002). Teve obras executadas em todas as edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Em 2000, com bolsa da Rockefeller Foundation, foi compositor residente na Villa Serbelloni, em Bellagio, Itália.

É membro do corpo editorial da revista da ANPPOM e da revista da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, consultor ad hoc do CAPES, CNPQ, FAPERJ, UERJ, Ciência Hoje da SBPC, Fundação Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, UNICAMP, The Rockefeller Foundation e John Simon Guggenheim Memorial Foundation, entre outras instituições.

Segundo seu catálogo de obras, publicado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro em 2014, é autor de cerca de mais de 250 títulos, apresentados no Brasil e em mais de 30 países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, com mais de uma centena de gravações em cerca de 40 itens discográficos.

Foi eleito para a Academia Brasileira de Música em 1981, instituição da qual foi presidente em dois períodos, de 1993 a 1997 e de 2006 a 2009.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato