O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inspirado na Ópera de Paris, completa 115 anos e, para celebrar o aniversário, oferece ao público, depois de quase três décadas, o “Trittico” de Giacomo Puccini, composto por três óperas em um único ato: Il Tabarro, Suor Angelica e Gianni Schicchi. A estreia se deu no último dia 17 de julho e a temporada segue até o dia 27.
Com patrocínio oficial da Petrobras e colaboração do Instituto Italiano de Cultura do Rio, a iniciativa homenageia o compositor no centenário de sua morte e será apresentada no próximo domingo (14), em pré-estreia gratuita, com a participação do Coral e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Os ingressos estão esgotados.
O elenco conta com grandes nomes da ópera como o acadêmico Inácio de Nonno, Ludmilla Bauerfeldt, Eiko Senda, e Edineia Oliveira.
Entre os protagonistas estão o tenor italiano Davide Tuscano e a soprano brasileira Lorena Pires, vencedora do Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, que subirão pela primeira vez no palco do Municipal.
A concepção e direção cênica são de Pablo Maritano, sob direção de Carlos Vieu, artistas argentinos de destaque e que também estreiam na temporada oficial do teatro carioca.