A composição eletroacústica intitulada “Clarice não sabia morrer“, do Acadêmico Jorge Antunes, terá sua estreia mundial no dia 20 de setembro no festival Soma Rumor III – Encontro Latino Americano de Arte Sonora. A terceira edição do Soma Rumor será realizada entre os dias 12 de setembro e 29 de outubro no Rio de Janeiro.
A obra de Jorge Antunes, composta em 2022, utiliza a gravação da voz de Clarice Lispector. Trata-se do registro da expressão “Eu não sei”, que ela pronunciou, cerca de três vezes, durante a histórica entrevista concedida ao jornalista Júlio Lerner em 1º de fevereiro de 1977, no programa “Panorama” da TV 2 Cultura, Brasil. O compositor ficou fascinado com a inflexão que Clarice dá à expressão: o traçado melismático, que sobe e desce, revela beleza, ingenuidade, sensualidade e doçura. Além dessa breve expressão, a composição utiliza um trecho de “Um Sopro de Vida (Pulsações)”, último livro de Clarice, publicado pela Nova Fronteira.
O concerto do dia 20 de setembro será realizado às 20 horas na Sala de Sessões do CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal)
Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
A programação completa do evento pode ser consultada no site: