Notícias

Ernst Mahle: 95 anos em janeiro com homenagem em concerto

O recital foi gravado e já está disponível na íntegra no YouTube

Ernst Mahle: 95 anos em janeiro com homenagem em concerto
Compartilhe:

No dia 3 de janeiro, o maestro e compositor Ernst Mahle, nascido em Stuttgart, Alemanha, comemorou seu 95º aniversário, mesmo ano em que também se celebra os 200 anos da imigração alemã ao Brasil. Com uma trajetória de sete décadas dedicadas ao ensino da música em solo brasileiro, especialmente em Piracicaba, suas obras ganham destaque entre musicistas, professores e estudantes de música pelo mundo.

Para celebrar essa data significativa, ex-alunos e admiradores liderados pelo pianista João Paulo Casarotti, professor da St. Norbert College, em Wisconsin, Estados Unidos, organizaram uma apresentação especial que aconteceu na data do seu aniversário, na Sala Casarotti, em Piracicaba.

A apresentação contou com a participação de músicos, incluindo cantores como Norberto Vieira, Sonia Dechen, Cláudio Vieira e Antonio Pessotti; pianistas como Eliana Asano, Suelen Almeida, Tereza Kratzer, Gabriela e Tobias Van Dijk, Cidinha Mahle e João Paulo Casarotti; violinistas Matheus Baião, Maria Lúcia Krug e Fhelipe Serafim; violistas Elias Correa, Alexandre Bragion e Renato Bandel; violoncelistas Paulo Bandel e Raul Gobeth; além de Rui Kleiner no bandolim e Antonio Garcia no fagote.

O recital foi gravado e já está disponível na íntegra no YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=itgwhZqML-8

Ernst Mahle, aluno de mestres como J. N. David na Alemanha, H. J. Koellreutter no Brasil, e participante de cursos internacionais de férias com O. Messiaen, W. Fortner e E. Krenek, também se dedicou ao estudo de regência com L. von Matacic, R. Kubelik e Mueller-Kray. No Brasil desde 1951, Mahle foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba em 1953, e desempenhou um papel como diretor artístico, professor e maestro por 50 anos.

Naturalizado brasileiro em 1962, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano” em 1965, em reconhecimento aos seus esforços na educação da juventude. Idealizador e presidente da Comissão Julgadora dos Concursos Jovens Instrumentistas Brasil – Piracicaba de 1971 a 2003, Mahle é também membro da Academia Brasileira de Música e foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea.

Ao longo de sua carreira, Mahle foi premiado em vários concursos de composição, recebendo o APCA (Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1995 e o “Prêmio Martius Staden” em 2006. Suas composições abrangem uma ampla variedade, incluindo obras para orquestra, música de câmera, concertinos, concertos, coro, ópera e ballet, destacando-se cinco óperas, incluindo “Maroquinhas Fru-Fru” (1974), “A Moreninha” (1980), “O Garatuja” (2005), “Isaura” (2019) e “Inocência” (2022).

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato