
Na terça-feira, dia 17 de junho, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição dos “Encontros ABM”. Com transmissão ao vivo pelo canal na plataforma YouTube, a roda de conversa aborda o tema “Ópera, produção, coprodução e circulação”, contando com mediação do jornalista, músico, poeta e cronista Márvio dos Anjos, participação do cantor lírico e diretor cênico Flávio Leite e do músico, gestor cultural e educador Ricardo Appezzato. Neste Encontro, discute-se principalmente os desafios que a produção, coprodução e circulação de óperas enfrentam em um país com dimensões continentais.
No último dia 20 de maio, a série foi realizada com o tema “Ópera e política na atualidade”. Transmitida pelo canal do YouTube da ABM, a roda de conversa contou com mediação da musicóloga e jornalista Camila Frésca e participações do escritor, poeta e professor Gerson Valle, do cantor e professor Homero Velho e do diretor teatral, cenógrafo e figurinista William Pereira.
A série mensal é realizada online entre março e novembro. Através de debates, músicos convidados suscitam a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira. Ao longo deste ano, os encontros abordarão “A ópera na cultura brasileira”, sempre com debatedores convidados e mediadores de elevado conhecimento neste segmento artístico.
Para assistir:
FLÁVIO LEITE é cantor lírico e diretor cênico. É presidente e co-fundador da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul – CORS, fundada em 2022 como um coletivo de cantoras e cantores líricos profissionais para fomentar a produção local de ópera. É também diretor pedagógico do Ópera Estúdio, projeto de formação em canto lírico da Secretaria de Estado da Cultura desenvolvido pela CORS, e curador da série Terça Lírica, idealizada pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, com participação dos cantores da CORS. Com 24 anos de carreira como solista em ópera, Flávio Leite acumula um repertório que vai de Monteverdi a Alban Berg, apresentando-se nos principais palcos brasileiros e latino-americanos. Com especial atenção às óperas brasileiras contemporâneas, participou da premiada versão moderna da última ópera de Villa-Lobos, A Menina das Núvens (Belo Horizonte, 2009), e tem atuado em várias estreias mundiais, como: Dulcinéia e Trancoso e a Ópera do Mambembe Encantado, de Eli-Eri Moura, O Menino e a Liberdade, de Ronaldo Miranda, O Diletante, de João Guilherme Ripper, O Perigo da Arte e O Engenheiro, de Tim Rescala, A Estranha, O Quatrilho e A Paixão de Dante, de Vagner Cunha, As Três Mortes de Geraldo Viramundo, de André Mehmari para o espetáculo “Viramundo – uma Ópera Contemporânea” e Matraga, de Rufo Herrera. Como diretor cênico, encenou produções de Puccini (Turandot, La Bohème e Gianni Schicchi), Wolf-Ferrari (O segredo de Susanna), Menotti (O Telefone), Adam (O Acordo Perfeito), Strauss (O Morcego), Leoncavallo (Pagliacci) e Mascagni (Cavalleria Rusticana). Flávio Leite é Mestre em Música pela UFRJ e pós-graduado pelo Conservatório Superior del Liceu em Barcelona.
MÁRVIO DOS ANJOS é jornalista, músico, poeta e cronista. Nascido no Rio de Janeiro e radicado em São Paulo, é formado em 2001 pela UFRJ, atuou como repórter e editor nas redações de TV Globo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Destak Brasil e O Globo, sempre nas áreas de música, esporte e religião. Colabora com crítica musical para o jornal O Globo e a Revista Concerto. No exterior, já assinou colaborações nos jornais The Guardian (UK), The Times (UK) e na revista Tanz (Alemanha). Na música, estudou canto lírico nos Seminários de Música ProArte, sob orientação de Deina Melgaço e José Paulo Bernardes.
RICARDO APPEZZATO é músico, gestor cultural e educador. Bacharel em Percussão pela UNESP, é mestre em Performance Musical pela UFMG e especialista em Administração de Empresas pela FAAP. Atualmente, é gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, organização responsável pela gestão do Theatro São Pedro, da EMESP Tom Jobim e do projeto Guri Santa Marcelina. Participou de programas de formação relevantes, como a Conference of the Association of British Orchestras, em Londres; o Yunus Corporate Action Tank, voltado a negócios sociais; e o Leadership Program da Opera America, organização de serviços sediada em Nova York que promove a criação, apresentação e apreciação da ópera nos Estados Unidos. Também faz parte da Diretoria do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.