Notícias

ENCONTROS ABM #6 • com Júlio Medaglia, Glacy Antunes de Oliveira e José Pastore

Terça-feira, dia 13 de agosto, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição do “Encontros ABM”

ENCONTROS ABM #6 • com Júlio Medaglia, Glacy Antunes de Oliveira e José Pastore
Compartilhe:

A Academia Brasileira de Música convida para “Encontros ABM 2024”, série de eventos online a serem realizados entre março e novembro. Através de debates e mesas redondas, músicos convidados irão suscitar a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira nas áreas da composição, da interpretação, da educação musical e da musicologia.

Na terça-feira, dia 13 de agosto, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição do “Encontros ABM”. Com transmissão ao vivo pelo canal da ABM no YouTube, esta edição conta com a participação de Glacy Antunes de Oliveira (UFG) e José Pastore (FIA) em Roda de Conversa mediada pelo acadêmico Júlio Medaglia abordando o tema “Produções artístico-musicais como estratégias socioeducativas: como concebê-las em padrões de sustentabilidade econômica, de relevância sociocultural e de pertinência político-ideológica?”

Assista ao vivo no YOUTUBE:

 

JÚLIO MEDAGLIA é natural de São Paulo, diplomou-se em regência sinfônica na Alemanha, na Meister-klasse da Escola Superior de Música da Universidade de Freiburg. Fez curso de alta interpretação sinfônica com Sir John Barbirolli, de quem foi assistente. Viveu na Alemanha por mais de 10 anos, atuando também na rádio e na TV, regendo algumas das mais importantes orquestras, inclusive na Filarmônica de Berlim. Além de sua atividade como maestro no Brasil e no exterior, compôs mais de uma centena de trilhas sonoras para teatro, cinema e televisão. Uma seleção de músicas de suas trilhas foi gravada pelo conjunto de sopros da Filarmônica de Berlim (BIS 952), além de arranjos gravados pelos 12 violoncelos dessa Filarmônica (EMI). Em sua passagem pela música popular, foi um dos fundadores do Tropicalismo. É o autor do arranjo original da música “Tropicália”, de Caetano Veloso, que deu origem àquele movimento. É autor do hino oficial da Universidade de São Paulo com o poeta Paulo Bomfim. Ocupou os cargos de Diretor do Instituto Estadual de Comunicação do Rio de Janeiro, Diretor da Rádio Roquette Pinto (RJ), Supervisor Musical Artístico da Rede Globo de Televisão, Diretor Artístico do Teatro Municipal de São Paulo e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal, diretor artístico de Teatro Municipal do Rio de Janeiro,  diretor do Festival de Inverno de Campos do Jordão, diretor da Universidade Livre de Música, diretor artístico do Centro Cultural São Paulo, regente da Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Para o Teatro Amazonas criou a Amazonas Filarmônica com músicos de vários países do mundo. Nesse teatro acontece o maior festival de ópera do país. Por ocasião das homenagens a Carlos Gomes pela passagem dos 100 anos de seu falecimento, regeu e gravou em vídeo e CD com os 200 artistas da Ópera Nacional da Bulgária a ópera “O Guarany”, evento transmitido para vários países europeus pela Eurovisão. Apresenta há 35 anos programa diário na Rádio Cultura FM de São Paulo. Produz e rege a orquestra da TV Cultura de São Paulo no programa Prelúdio, transmitido em cadeia nacional há 15 anos. Esse programa recebeu o prêmio de “melhor projeto cultural da TV brasileira” pela A.P.C.A. É membro da Academia Nacional de Música e há 25 anos assina crônica mensal na revista Concerto. Recebeu do Ministério da Cultura a “Grã Cruz” da Ordem do Mérito Cultural. Recebeu semelhante honraria da presidência da Hungria por suas interpretações de obras de autores daquele país. Por seus 6 livros e mais de 500 artigos publicados, foi eleito por unanimidade para a Academia Paulista de Letras, cadeira de nº 3, que pertenceu a Mário de Andrade. Ocupa a cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Música.

GLACY ANTUNES DE OLIVEIRA é pianista e educadora, Livre Docente/Doutora em Música, Professora Titular e Emérita da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Foi fundadora e coordenadora do Mestrado em Música na Contemporaneidade da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, da qual foi diretora, por dois mandatos – 1999 a 2008. Foi também Secretária Municipal de Cultura de Goiânia. Foi Diretora Artística de 10 edições do Festival de Música do Estado de Goiás, do Encontro Nacional Pequenos & Grandes Artistas e do Goiânia em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas. Como pianista, é detentora de inúmeros prêmios, entre os quais o 1º lugar para Solista da Orquestra Filarmônica do Estado de São Paulo e 1º lugar no Concurso Nacional de Piano de Minas Gerais.  Com pleno reconhecimento da crítica especializada, tem se apresentado como solista e camerista no Brasil e no exterior, principalmente em Duo com o flautista Norton Morozowicz. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ, desenvolve estudos sobre Arte, Cultura, Universidade e Sociedade e Pedagogia da Performance instrumental. É consultora ad-hoc da CAPES/MEC; integra os conselhos consultivos da Gina Bachauer-International Piano Competition (EUA) e da Sydney International Piano Competition (Austrália). Fundadora do MVSIKA, Centro de Estudos. É hoje presidente da AMCB – Associação Música & Cena Brasil, através da qual estrutura e realiza projetos de difusão cultural em todo o país. Em 2022 recebeu o prêmio TRAJETÓRIA – Reconhecimento pela atividade artística, concedido pelo Governo do Estado de Goiás.

JOSÉ PASTORE é sociólogo e grande incentivador da música clássica. Doutor Honoris Causa em Ciência e Ph D em sociologia pela University of Wisconsin (EUA). É professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, ambas da Universidade de São Paulo. É pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e consultor em relações do trabalho e recursos humanos. Especializado nas áreas da educação, trabalho e recursos humanos, desenvolveu em sua carreira uma intensa atividade de pesquisa da qual tiveram origem inúmeros ensaios, monografias, livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Por seus escritos e sua contribuição ao ensino e à pesquisa social, José Pastore recebeu os títulos de “Doutor Honoris Causa” da University of Wisconsin, Professor Emérito “Guerreiro da Educação” do Centro Integração Empresa Escola e jornal O Estado de S. Paulo, e as condecorações da “Ordem do Mérito do Trabalho”, “Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho” e “Ordem do Rio Branco”. Além de lecionar na Universidade de São Paulo desde 1964, José Pastore trabalhou como pesquisador e professor visitante em inúmeras universidades nacionais e estrangeiras, dentre as quais, a Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Escola de Sociologia e Política de São Paulo, University of Wisconsin, Yale University e University of California. Aposentou-se como professor titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo onde, entretanto, leciona, até hoje, nos cursos de MBA nas áreas de recursos humanos e relações do trabalho. José Pastore é filiado a inúmeras associações profissionais nos campos da sociologia e relações do trabalho, dentre as quais, a “Associação Paulista de Sociólogos”, “American Sociological Association”, “American Association of Industrial Relations” e “International Industrial Relations Association”. Possuiu um vasto acervo de publicações, onde destacam-se livros, ensaios e artigos publicados nos campos da educação, relações do trabalho, recursos humanos e outros assuntos. Sugere-se uma visita ao “site” www.josepastore.com.br onde estão hospedados cerca de 400 trabalhos.

Mais informações:
ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA
Email: abmusica@abmusica.org.br
Telefones: 21 2221-0277 | 21 98988-7922 (WhatsApp)

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato