
Em recente turnê na Argentina (Rosário, La Plata e Buenos Aires), o Duo Salles- Barrenechea (Mariana Salles, violino e Lúcia Barrenechea, piano) apresentou um programa inusitado. Integralmente dedicado a obras de compositoras brasileiras (Catarina Domenici, Cláudia Caldeira, Elenice Maranesi, Helza Cameu, Ilza Nogueira, Marisa Rezende, Susi Magalhães) e argentinas (Cecilia Fiorentino, Gabi Yaya, Irma Urteaga e Marisol Gentile), o programa incluiu, em sua maioria, estreias mundiais de obras recentes dedicadas ao duo (Catarina Domenici, Cláudia Caldeira e Ilza Nogueira) e de transcrições (Marisa Rezende, Elenice Maranesi e Susi Magalhães), ao lado de estreias na Argentina (Helza Cameu e Marisol Gentile).
O Duo Salles-Barrenechea surgiu como continuidade de um trio formado em 2008 com o violoncelista Marcelo Salles. Ao lado do repertório tradicional romântico e pós-romântico, dedica-se especialmente à obra de compositores brasileiros e latino-americanos, ultimamente com maior interesse na produção de compositoras. Seu próximo projeto é gravar uma seleção de obras do compositor brasileiro Marcos Salles.
Escrita especialmente para a turnê do Duo (6 a 11 de setembro de 2024) e lembrando os 150 anos de nascimento de Schoenberg (13.9.1874), a obra da acadêmica Ilza Nogueira “Seis epitáfios para Arnold” é uma livre adaptação das “Seis Pequenas Peças para Piano” op. 19 do compositor vienense. Essa liberdade inclui a inserção gradativa de uma canção tradicional hebraica (Karev Yom, canção de Pesach), concretizando um diálogo entre identidades musicais paradoxais: a atonalidade de Schoenberg e o modalismo da canção, que, como um longínquo resgate da memória, lembra a origem étnica do compositor.
O vídeo corresponde ao concerto do dia 11 de setembro, realizado na Sala Roberto García Morillo da Universidad Nacional de Las Artes – UNA (Buenos Aires). https://www.youtube.com/watch?v=N1i6g-QTS-Y