Um álbum triplo será lançado em comemoração aos 80 anos do compositor Almeida Prado (1943-2010). A gravação do álbum “Cantiga de Amizade/ Almeida Prado 80 anos” terá a integral da obra para violino e piano com 11 renomados músicos que em suas carreiras sempre incluíram obras do compositor em seu repertório.
Ao todo, são 21 obras para violino e piano que percorrem, no decorrer de sua trajetória, suas diferentes fases composicionais, entre obras inéditas recentemente descobertas que terão sua estreia mundial neste projeto. O lançamento acontecerá em outubro na Sala Eubiose.
A direção artística é do maestro Carlos Moreno, genro do compositor, que em sua convivência estudou e revisou com ele diversas obras, assim como a execução de obras sinfônicas e de obras para violino e orquestra. Em 2022, Constança Almeida Prado, ao organizar o acervo de seu pai, encontrou obras inéditas que serão estreadas mundialmente neste projeto.
Entre os músicos estão Aleyson Scopel, Claudio Cruz, Constança Almeida Prado, Emmanuele Baldini, Flávio Augusto, Gabriela Queiroz, Jordan Alexander, Lucas Thomazinho, Olga Kopylova, Paulo Gazzaneo e Ricardo Amado.
Muitos concertos e projetos já foram realizados em todo o país com foco na música de Almeida Prado, mas nunca houve até agora o registro da integral de suas obras para violino e piano. A envergadura da produção musical deixada por Almeida Prado terá, neste projeto, a oportunidade de se deparar com uma amostragem significativa e abrangente, abordando conjuntamente diversas fases composicionais que se refletem na sua rica produção para violino e piano.
Almeida Prado está entre os maiores nomes da música erudita. Sua vasta produção, com mais de 700 obras, abrange formações e gêneros diversos, dos solos instrumentais ao sinfônico, passando pelas mais variadas formações camerísticas. Tendo sido um dos poucos brasileiros alunos da educadora francesa Nadia Boulanger (1887-1979) sua formação sólida e sua cultura musical abrangente lhe conferiam o domínio de todas as linguagens musicais contemporâneas, e do idiomatismo de todos os instrumentos musicais e da voz humana.