Notícias

CD “Almeida Prado: Sinfonia dos Orixás, Pequenos funerais cantantes” é finalista no Prêmio Concerto 2023

Almeida Prado está entre os maiores nomes da música erudita. Sua vasta produção, com mais de 700 obras, abrange formações e gêneros diversos

CD “Almeida Prado: Sinfonia dos Orixás, Pequenos funerais cantantes” é finalista no Prêmio Concerto 2023
Compartilhe:

O álbum “Sinfonia dos Orixás, Pequenos Funerais Cantantes’, disponível em todas as plataformas digitais, está concorrendo ao Prêmio Concerto 2023 na categoria CD/DVD/Livro. Lançado em maio deste ano pela série A Música do Brasil, foi gravado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) em fevereiro de 2022. O lançamento faz parte do projeto Brasil em Concerto, uma realização do selo Naxos em parceria com o Departamento de Difusão Cultural do Ministério das Relações Exteriores.

O álbum é o décimo quinto título da série A Música do Brasil e traz duas obras do compositor paulista Almeida Prado – que em 2023 completaria 80 anos – interpretadas pela Orquestra e Coro da OSESP, sob a regência do maestro britânico Neil Thomson: a Sinfonia dos Orixás e os Pequenos Funerais Cantantes – a segunda peça conta também com a participação dos solistas Clarissa Cabral (mezzo soprano) e Sabah Teixeira (barítono).

A seleção de obras oferece um rico panorama da criação de José Antônio de Almeida Prado, que nasceu em Santos, no litoral paulista, em 1943, e morreu em São Paulo em 2010, e marcou seu nome como um dos mais influentes compositores brasileiros do século XX e início do XXI. O álbum “Sinfonia dos Orixás, Pequenos Funerais Cantantes” pode ser encontrado em edição física na Loja Clássicos, que está localizada dentro da Sala São Paulo (piso térreo), e em edição digital disponível nas mais diversas plataformas de streaming.

Almeida Prado está entre os maiores nomes da música erudita. Sua vasta produção, com mais de 700 obras, abrange formações e gêneros diversos, dos solos instrumentais ao sinfônico, passando pelas mais variadas formações camerísticas. Tendo sido um dos poucos brasileiros alunos da educadora francesa Nadia Boulanger (1887-1979) – da qual também foram alunos compositores como Stravinsky e Lutoslawski -, e orientado por Olivier Messiaen (1908-1992) – em cuja classe estiveram Boulez e Stockhausen -, sua formação sólida e sua cultura musical abrangente lhe conferiam o domínio das linguagens musicais contemporâneas, e do idiomatismo de todos os instrumentos musicais e da voz humana. Dotado de uma imaginação sonora ímpar, Almeida Prado compunha com fluência e rapidez incríveis.

Para votar, acesse https://concerto.com.br/noticias/musica-classica/premio-concerto-2023-votacao-do-publico

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato