Já está disponível mais uma publicação da série “Encontros com Villa-Lobos”. Desde agosto de 2022, o musicólogo e acadêmico Carlos Kater vem lançando, mensalmente, a transcrição de entrevistas realizadas na década de 1980 com importantes personalidades do meio musical que tiveram contato com o consagrado compositor brasileiro. Dessas várias “conversas” de Carlos Kater com os entrevistados emergem testemunhos, informações, vivências e percepções inéditas de personalidades que conviveram com Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
Desta vez, foi publicada o “Conversa com… Eunice Katunda”, no qual a pianista, ensaísta e compositora comenta um pouco sobre seus contatos com Villa-Lobos e suas impressões sobre o grande compositor brasileiro.
Pianista, ensaísta e compositora, Eunice estudou com Camargo Guarnieri e com Koellreutter. Participou ativamente do movimento Música Viva e integrou seu grupo de compositores junto com Cláudio Santoro, Guerra-Peixe e Edino Krieger. Transitou intensamente pelos movimentos estéticos mais significativos brasileiros das décadas de 1940 a 1960.
Filha de pai violinista e mãe pintora (Grauben), cresceu em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento artístico. Realizou estudos de piano de 1920 a 1927 e como concertista deu muitas estreias tanto no Brasil de compositores internacionais quanto de compositores brasileiros aqui e no exterior. Na década de 60 fez turnês pelos EUA, passando pelo Carnegie Hall (Nova Iorque), onde apresentou, entre outras obras, o virtuosístico Rudepoema, de Villa-Lobos e a Sonatina, de sua autoria.
Ao final dos anos 1950, ela se aproximou da cultura afro-brasileira, fazendo uma série de viagens à Bahia. Realizou pesquisa, estudo e coleta de cantos típicos, alguns empregados nos rituais de candomblé, com resultados parciais representados em várias de suas composições da época.
A série se iniciou pela “Conversa com… Luiz Heitor Corrêa de Azevedo” e já apresentou também Carmen Dulce Marcondes Machado, Magdalena Tagliaferro, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Arminda Villa-Lobos (Mindinha), Eleazar de Carvalho, Anna Stella Schic e João de Souza Lima, dentre outros.
Para conhecer melhor o projeto, acesse: