Notícias

Carlos Kater é eleito para a Academia Brasileira de Música

Kater passará a ocupar a cadeira nº 16 (Patrono Henrique Alves de Mesquita, Fundador Ary José Ferreira)

Carlos Kater é eleito para a Academia Brasileira de Música
Compartilhe:

A Academia Brasileira de Música acaba de anunciar seu mais novo integrante:  Carlos Kater passará a ocupar a cadeira nº 16 (Patrono Henrique Alves de Mesquita, Fundador Ary José Ferreira), que antes tinha como último ocupante o saudoso Henrique Morelenbaum.  A data da posse será anunciada em breve e divulgada pela ABM.

O musicólogo, compositor e educador musical Carlos Kater é Doutor em História da Música e Musicologia pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (1981, Bolsa FAPESP), com Pós-Doutorado por esta mesma instituição (1987, Bolsa CNPq) e Professor Titular concursado pela Escola de Música da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (1991).

Criou e editou, ao longo de 10 anos, as revistas, cadernos e periódicos acadêmicos e culturais do país. Co-fundador e Diretor da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), participa regularmente de eventos e congressos significativos do país, na qualidade de palestrista, sendo membro de renomadas associações musicais (ANPPoM-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música/Brasil; ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical/Brasil; ABET-Associação Brasileira de Etnomusicologia/Brasil; SIM-Sociedade Internacional de Musicologia/Suíça; SBMC-Sociedade Brasileira de Música Contemporânea). Atua, desde 1992, como consultor científico junto a entidades representativas. É autor de mais de 60 textos publicados, entre os quais os livros: “Musicalização através da Canção Popular Brasileira” (SP: Atravez, 2001), “Eunice Katunda, musicista brasileira” (SP: Annablume / FAPESP, 2001) e “Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade” (SP: Musa, 2001).

Possui composições apresentadas em significativos festivais e encontros de música no Brasil e exterior, bem como arranjos musicais e restauração de obras (Música Colonial Mineira). É Professor Orientador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade São Marcos (SP) e diretor do “Grupo de Musicantes da Atravez”, que realiza apresentações em espaços culturais, educativos e sociais de São Paulo.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato