Notícias

Alda Oliveira em lives e simpósios internacionais

Educadora musical, pianista e compositora, a acadêmica Alda Oliveira vem realizando, há um ano, diversas “lives” sobre temas atuais da Educação Musical

Alda Oliveira em lives e simpósios internacionais
Compartilhe:

Educadora musical, pianista e compositora, a acadêmica Alda Oliveira vem realizando, há um ano, diversas “lives” sobre temas atuais da Educação Musical, abordando temáticas sobre o contexto socio-histórico da fundação das associações nacionais ANPPOM e da ABEM; sobre problemas da educação musical na América Latina; sobre a formação do profissional articulado às diversas variáveis que envolvem o processo educativo, falando  e respondendo perguntas sobre a abordagem PONTES, publicada em um livro em 2015 pela Paco Editoral (São Paulo).

A acadêmica participou do 35º Congresso Mundial da “International Society for Music Education” – ISME, realizado, presencialmente e virtualmente de 17 a 22 de julho de 2022, na Austrália. Virtualmente, Alda apresentou no Simpósio um vídeo, intitulado “Making OurInvisible Voice Visible: Validating Our Musical and Cultural Identities in International Music Education”, no qual defende a necessidade do estímulo a projetos que deêm visibilidade às músicas dos povos que historicamente não tiveram voz, oriundos dos países colonizados nas várias regiões do mundo.

Em sua exposição, abordou dois projetos acadêmicos exitosos: a “Maratona Musical”, desenvolvida na Escola de Música da UFBA, sob sua coordenação, com foco na apreciação musical ampla (repertórios clássicos, tradicionais e populares, de vários estilos e culturas) e um segundo  trabalho de Doutorado orientado pela acadêmica, realizado pela professora Harue Tanaka Sorrentino, sobre o processo de desenvolvimento geral do grupo “Ganhadeiras de Itapuã”. – tese que resultou no aproveitamento do material como base para o desenvolvimento do tema pelos integrantes da Escola de Samba Viradouro no desfile de 2021, no Sambódromo do Rio de Janeiro. Um segundo vídeo marcou sua participação no Simpósio, saudando os 70 anos da fundação da ISME, sua atuação e motivação para valorizar a Música nas suas várias vertentes e propostas educativo-artísticas.

Por fim, Alda Oliveira fará parte do livro “Musicologias em Interpelações Contemporâneas”, pela Editora Appris, no qual participa com o artigo “Consolidação da educação musical no Brasil: narrativa histórico-biográfica sobre a fundação e presidência (1991-1994) da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM”. A publicação é organizada por Ana Guiomar Rego Souza, Robervaldo Linhares Rosa, Magda de Miranda Clímaco e David Cranmer.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato