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Alda de Oliveira em livro publicado pela editora Appris

O livro recebeu o apoio das instituições UFG, EMAC, LABMUS e CAPES e está acessível na rede para leitura

Alda de Oliveira em livro publicado pela editora Appris
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A acadêmica Alda de Jesus Oliveira publicou, em junho, o capítulo “Consolidação da Educação Musical no Brasil: narrativa histórico-biográfica sobre a Fundação e Presidência (1991-1994) da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM”,  no livro Musicologias em interpelações contemporâneas , publicado pela editora Appris e organizado por Ana Guiomar Rêgo Souza, Roberval Linhares Rosa, Magda de Miranda Clímaco e David Cranmer.

O livro recebeu o apoio das instituições UFG, EMAC, LABMUS e CAPES e está acessível para leitura no link https://play.google.com/store/books/details?id=w6e5EAAAQBAJ

A autora apresenta no capítulo uma análise do contexto e da problemática envolvida com o seu próprio trabalho como presidente, assim como dos colegas dessa geração de final do século XX para a fundação da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), entre 1991 e 1994.

Anteriormente, grandes músicos e professores desenvolveram no país muitos trabalhos importantes e eficientes no campo da música, incluindo canto orfeônico, iniciação musical infantil, oficinas de criatividade, corais, bandas, filarmônicas e ensino dos vários instrumentos musicais, regência e voz. Porém, o conhecimento científico em educação musical se estruturou, inicialmente, a partir da conscientização sobre os processos socioculturais dos movimentos nacionalistas democratizantes do século XIX. A criação da International Society for Music Education (ISME) em 1953 e outras organizações pós-guerra contribuíram para despertar a preocupação dos países com uma educação mais humanista que incluísse música e as artes em diversos contextos sociais e escolares.

A partir de 1987, com a criação da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) as artes e a música começaram a se estabelecer como especialidades nos cursos de graduação e pós-graduação, abordando não apenas a formação didático-pedagógica, mas também métodos de pesquisa científica para solucionar problemas práticos e testar teorias. O trabalho coletivo e engajado dos profissionais no âmbito da ABEM a partir de 1991 desempenhou um papel fundamental na consolidação da educação musical no Brasil, que percorreu um longo caminho até ser reconhecida como uma especialidade no sistema educacional brasileiro.  Nos Encontros Anuais da ABEM realizados nas diferentes regiões do Brasil houve apresentação de trabalhos originais abordando os problemas políticos e pedagógicos enfrentados no ensino de música, o que resultou no desenvolvimento de pesquisas dentro das realidades locais e a resultante internacionalização da educação nacional através do reconhecimento da ABEM como representante da América Latina na ISME.

Apesar do progresso apresentado, ainda existem desafios para que a música seja reconhecida como uma área importante no sistema educacional do Brasil. É necessário continuar lutando para que isso aconteça. Mesmo com um desenvolvimento consolidado, os profissionais da subárea de educação musical ainda precisam continuar a realizar esforços político-acadêmicos para promover uma inserção mais ampla e efetiva do ensino de música em toda rede de ensino básico no país.

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