Notícias

Adeus à Michael Uhde, membro correspondente da ABM

Professor da Universidade de Karlsruhe, Alemanha, foi um dos mais conceituados professores de piano da Alemanha

Adeus à Michael Uhde, membro correspondente da ABM
Compartilhe:

No dia 8 de janeiro, faleceu Michael Uhde, membro correspondente da ABM e professor da Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Um dos mais conceituados professores de piano da Alemanha, com alunos premiados em muitos concursos nacionais e internacionais, seu prestígio rendeu constantes convites para compor júris de concursos e ministrar cursos em países como Itália, Rússia, Canadá, Suécia, Suíça, Áustria, Noruega e outros.

A ligação de Michael Uhde com o Brasil é antiga. Docente da Escola Superior de Música de Karlsruhe, da qual também era vice-reitor, visitou com frequência o nosso país para participar de atividades acadêmicas e artísticas. Como pesquisador, sempre demonstrou grande interesse pela música de câmara brasileira o que o levou a colecionar um grande acervo de partituras e documentos sobre compositores brasileiros.

O pianista Michael Uhde nasceu em uma família musical, recebendo as primeiras aulas de seu pai, Jürgen Uhde, pianista e autor de vários livros importantes para a literatura do instrumento. Estudou na Universidade de Música de Freiburg, com Carl Seemann e, como bolsista do Studienstiftung des Deutschen Volkes, com Bruno Canino, no Conservatório G. Verdiem Milão.

Apresentou-se por diversos países em inúmeras formações de câmara, a citar, entre elas, os duos com o violoncelista Antonio Meneses e com o violinista Antonio Pellegrini. Colaborou com diversos grupos, tais como o “Schumann Ensemble”, “Ensemble 13 Baden-Baden” e o “Ensemble Recherche”, o que possibilitou a realização de turnês pela Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato