Notícias

ABM homenageia personalidades da música com a Medalha Villa-Lobos

A medalha é concedida anualmente a grandes personalidades da vida musical brasileira por suas relevantes trajetórias profissionais, contribuições para a música no Brasil e para a obra de Villa-Lobos

ABM homenageia personalidades da música com a Medalha Villa-Lobos
Compartilhe:

Fernando Cerqueira, Antônio Meneses e Elisa Fukuda receberão as honrarias na quarta-feira, 21/12, em cerimônia no Espaço Guiomar Novaes

 

Na próxima quarta-feira, dia 21 de dezembro, às 18h, a Academia Brasileira de Música irá entregar a Medalha Villa-Lobos aos homenageados deste ano, no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles. Instituída em 2015, a medalha é concedida anualmente a grandes personalidades da vida musical brasileira por suas relevantes trajetórias profissionais, contribuições para a música no Brasil e para a obra de Villa-Lobos em particular. No dia, os acadêmicos Liduíno Pitombeira, Ronaldo Miranda e Paulo Bosísio e entregarão as honrarias para os vencedores Fernando Cerqueira (categoria Compositor), Antônio Meneses (categoria Intérprete) e Elisa Fukuda (categoria Educador). Duas obras do compositor Fernando Cerqueira serão apresentadas: em estreia mundial “Teias do livre expressar”, para fagote solo, com Aloysio Fagerlander; e em estreia no Rio de Janeiro “Antigas rotas I”, para violoncelo solo, com Hugo Pilger. A entrada é franca.

 

Medalha Villa-Lobos

No primeiro ano, em 2015, foram contempladas as três categorias (compositor, intérprete e educador), tendo sido homenageados Murillo Santos (1931-2019) como compositor; Isaac Karabtchevsky e José Botelho, empatados, como intérpretes; e Eládio Perez Gonzalez (1926-2020) e Berenice Menegale, empatados, como educadores. A partir de 2016, passou a ser contemplada uma categoria por ano. Foram homenageados então Marisa Rezende (compositora, 2016), o fagotista Noel Devos (1929-2018, educador, 2017), a flautista Odette Ernest Dias (intérprete, 2018), o pianista Gilberto Tinetti (1932-2022, intérprete, 2018) e Liduino Pitombeira (compositor, 2019). A pandemia interrompeu o processo e a ABM não concedeu a medalha nos anos de 2020 e 2021.

Em 2022, a ABM decidiu por retomar as três premiações, de modo a cobrir também as dos anos anteriores. O processo de escolha se deu em três etapas. Na primeira, os acadêmicos indicaram livremente um nome para cada categoria, informando o que torna o indicado merecedor da medalha. Na segunda etapa, a diretoria da ABM fez uma análise qualitativa das indicações e elaborou uma lista tríplice para cada categoria. Na etapa final, os acadêmicos votaram em um nome para cada categoria.

 

HOMENAGEADOS 2022

 

Categoria Compositor

Fernando Cerqueira (Ilhéus, BA – 1941): Membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia (1966) e da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (1972), com 14 participações nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Teve diversas obras premiadas em concursos, dentre as quais estão Heterofonia do Tempo (1969), quarto lugar no I Festival de Música da Guanabara; Decantação (1970), Prêmio do público e finalista no II Festival de Música da Guanabara; Parábola (1976), primeiro lugar no Concurso Nacional de Música Nova (Salvador); Obstinações (1977), primeiro lugar no Concurso Nacional do Festival de Arte Bahia (Salvador); Chegada de Lampião no inferno (1983), primeiro lugar na categoria quinteto de metais no I Concurso Nordestino de Composição Camerística do Circuito Universitário de Cultura do Nordeste – CUCA (1984). Foi professor da UNB e da UFBA. Foi homenageado na  XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2021) por seus 80 anos, quando teve a estreia de Antigas rotas II – interlúdio para trombone e orquestra.

Catálogo de obras:

http://www.mhccufba.ufba.br/…/arq…/catalogos/fc_par0.pdf

 

Categoria Intérprete

Antônio Meneses (Recife, PE, 1957): Violoncelista, um dos mais destacados e reconhecidos artistas brasileiros em todo o mundo. Vencedor do Concurso Tchaikovsky de Moscou em 1982, atua como solista e camerista nas mais importantes salas de concertos e orquestras nos cinco continentes. Gravou toda a obra para violoncelo de Villa-Lobos, algumas delas mais de uma vez, em parceria com intérpretes e orquestras brasileiras e internacionais. Encomendou, estreou e gravou obras para violoncelo de vários compositores brasileiros, como Clóvis Pereira, Edino Krieger, Marlos Nobre, Almeida Prado, Ronaldo Miranda, Marisa Resende e Marcos Padilha. É Professor de violoncelo do Conservatório de Berna.

Site oficial: https://www.antoniomeneses.com/

 

Categoria Educador

Elisa Fukuda (São Paulo, SP, 1952): Violinista formada pelo Conservatório de Genebra, além de grande intérprete (solista e camerista), destaca-se como uma das mais importantes professoras de violino do país, tendo formado várias gerações de instrumentistas que são hoje profissionais atuantes tanto no Brasil quanto no exterior. Recentemente seu aluno Guido Sant’Anna foi o vencedor do prestigiado Concurso Internacional Fritz Kreisler, em Viena. Como intérprete gravou a integral para quarteto de cordas de Camargo Guarnieri, além de obras de Nepomuceno, Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda e José Siqueira.

Site oficial: https://elisafukuda.com.br/

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato