No último dia 6 de março, em matéria escrita pelo jornalista Márvio dos Anjos, o jornal O Globo publicou o encontro da Academia Brasileira de Música e nove orquestras do Rio visando unir esforços em busca de mais policiamento e conforto para os músicos e para o público. O encontro se deu no dia 12 de janeiro a convite do presidente da ABM, regente André Cardoso, e também buscou organizar um calendário entre as orquestras para que não haja sobreposições de concertos.
Em depoimento ao jornalista, André Cardoso afirmou que “era preciso haver um esforço para que as orquestras não concorressem pelo público nos mesmos dias, então houve uma tentativa de organizar um calendário em que não houvesse uma sobreposição de concertos. Além disso, temos questões que afetam todas as orquestras, como a segurança na região dos concertos e a reforma que acontece na Sala Cecilia Meireles [e deve ir até abril], que cria para todas as orquestras do Rio uma dificuldade ainda maior”.
Para ler a matéria na íntegra, acesse https://oglobo.globo.com/cultura/musica/noticia/2024/03/06/nove-orquestras-do-rio-unem-esforcos-em-busca-de-mais-policiamento-e-conforto-para-os-musicos-e-publico.ghtml