Notícias

ABM e Festival Amazonas de Ópera recuperam ópera inédita de Mignone

A ópera só está de volta depois de um trabalho de reconstituição realizado pelo maestro Roberto Duarte para a ABM

ABM e Festival Amazonas de Ópera recuperam ópera inédita de Mignone
Compartilhe:

No dia 18 de maio, no Teatro Amazonas, foi realizada a última apresentação de ‘O Contractador dos Diamantes’ dentro da programação do 25º Festival Amazonas de Ópera, iniciado no dia 21 de abril. O maestro, regente titular da Amazonas Filarmônica e diretor artístico do festival Luiz Fernando Malheiro decidiu ressuscitar a ópera do compositor brasileiro Francisco Mignone, contando com o trabalho minucioso de recuperação e restituição do maestro e acadêmico da ABM Roberto Duarte.

Com a partitura dispersa, com manuscrito original apenas do primeiro ato, os segundos e terceiros atos precisaram ser reconstituídos a partir do material de orquestra e de duas partituras para piano e voz, uma de 1924, outra dos anos de 1950, quando a ópera foi reencenada no Rio de Janeiro.

A ópera, baseada em peça de Afonso Arinos sobre a exploração das minas de diamantes no interior mineiro no século XVIII, foi apresentada no Brasil apenas duas vezes: em 1924 em São Paulo e nos anos 50 no Rio de Janeiro.

“Quando eu quis resgatar esse material para montá-la descobri que o terceiro ato tinha se perdido. Tinha as partituras do primeiro e do segundo, mas não do terceiro ato. Entrei em contato com a Academia Brasileira de Música, na época presidida por João Guilherme Ripper, e decidimos restaurar esse material a partir das partes orquestrais que existiam. E isso possibilitou que a gente esteja, agora, apresentando para o público O Contractador dos Diamantes”, revela Luiz Fernando Malheiro.

Acompanhados pela Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas, o Corpo de Dança do Amazonas, artistas locais encenaram a montagem brasileira. Mignone tinha 24 anos quando, em 1921, escreveu esta sua primeira ópera na Itália, para onde fora estudar com uma bolsa. O libreto é em italiano, de Gerolamo Bottoni, historiador, crítico e poeta italiano, grande comentador dos clássicos.

Assistir “O Contractador de Diamantes”:

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato