Notícias

ABM convida Oiliam Lanna (UFMG), Rodrigo Lima (EMESP) e Wellington Gomes (UFBA) para roda de conversa, terça-feira, 19/3

A mesa irá abordar os muitos processos, técnicas e opções de linguagem que se oferecem nos dias de hoje ao Professor de Composição

ABM convida Oiliam Lanna (UFMG), Rodrigo Lima (EMESP) e Wellington Gomes (UFBA) para roda de conversa, terça-feira, 19/3
Compartilhe:

Com mediação de João Guilherme Ripper, primeira edição do ano da série Encontros ABM 2024 discute questões docentes fundamentais inerentes ao Professor de Composição

 

Na terça-feira, dia 19 de março, às 18h, a Academia Brasileira de Música vai promover a primeira edição do ano dos “Encontros ABM 2024”. Tendo como tema central a Música e a Educação, o próximo evento contará com a presença dos debatedores Oiliam Lanna (UFMG), Rodrigo Lima (EMESP) e Wellington Gomes (UFBA) e será transmitida virtualmente pelo canal da ABM no YouTube.

Com o tema “Entre sua própria ideologia e a busca de uma linguagem pessoal pelo aluno, como deve se colocar o Professor de Composição?”, a mesa irá abordar os muitos processos, técnicas e opções de linguagem que se oferecem nos dias de hoje ao Professor de Composição. Até que ponto ele deve influenciar seu discípulo na escolha de uma linguagem própria?

Assistir: www.youtube.com/academiabrasileirademusicaabm
Mais informações: 21 2221-0277 | abmusica@abmusica.org.br

 

Oiliam José Lanna

Oiliam Lanna graduou-se em Composição pela Escola de Música da UFMG, sob a orientação de Arthur Bosmans. Complementaram sua formação cursos de Análise Musical e Composição, ministrados na Fundação de Educação Artística por H. J. Koellreutter e Dante Grela, e o Mestrado em Composição, na Faculdade de Música da Universidade de Montreal, sob a direção de André Prévost. É doutor em Linguística – Análise do Discurso –, pela Faculdade de Letras da UFMG, com estudos de aperfeiçoamento no Departamento de Linguística da Universidade de Genebra.

Radicado em Belo Horizonte, Oiliam Lanna é professor do curso de Composição da Escola de Música da UFMG e vem desenvolvendo intensa atividade no meio musical, tendo sido regente, à frente da Orquestra de Câmara Musicoop, por oito anos, da série “Concertos BDMG”, da qual participaram solistas de renome nacional e internacional, além de ter dirigido, em diversas ocasiões, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com repertório de obras do Barroco aos dias atuais.

Como compositor, tem diversas obras registradas em disco ou difundidas por meios eletrônicos, incluindo peças para instrumento solo, grupos camerísticos de diversas formações, e obras orquestrais. Atua como regente em diversos eventos dedicados à difusão da música contemporânea, particularmente brasileira e latino-americana. Em 2015, foi o compositor homenageado do 22º Concurso de Piano de Ituiutaba, do qual três de suas obras foram publicadas em 2021, na coletânea intitulada “Piano Brasileiro Contemporâneo em Ituiutaba”. Em 2017, “Vitrais”, para grupo de câmera, foi encomendada pela XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Entre suas obras para orquestra destacam-se “Rituais do Tempo” e “Minas: Vertentes, Mistério, Celebração”, estreadas pela Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência do Maestro Fábio Mechetti.  Entre suas obras publicadas merecem destaque peças para piano a quatro mãos, voltadas para a Educação Musical de crianças. Como regente e compositor, Oiliam Lanna participou do premiado documentário “Matéria de Composição”, dirigido por Pedro Aspahan, com a obra camerística “Tramas da Memória”.

Rodrigo Lima

Nascido em Guarulhos-SP, em 1976, Rodrigo Lima é Bacharel em composição pelo Departamento de Música da Universidade de Brasília, Mestre em Processos Criativos pelo Instituto de Artes da Unicamp e atualmente desenvolve seu doutorado em composição no Instituto de Artes da Unesp.

Um dos mais atuantes compositores de sua geração, sua música tem sido apresentada em festivais no Brasil, América Latina, Europa e EUA. Em 2008, foi compositor residente do 5th International Forum for Young Composers, em Paris, com o Ensemble Aleph. Em 2015, sua obra Antiphonas para saxofone e grupo foi estreada no 17th World Saxophone Congress & Festival 2015, em Strasbourg. Em 2016, recebeu a encomenda do Festival International des Arts de Bordeaux para compor a obra Txury-ò: ‘Caminho por onde vai o sol’ inspirada na cosmologia do povo Karajá. Em 2019, compôs “Sol a Pino”, para grande orquestra, em comemoração aos 40 anos da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Em 2024, fará uma residência artística pelo Programa Ibermúsicas, na cidade de Madrid, com o grupo espanhol SIGMA Project Quartet.

Recebeu importantes prêmios nacionais e internacionais de composição, tais como: Prêmio Internacional “Iberoamericano Rodolfo Halffter de Composición” 2008 (México); Prêmio “Francisco Guerrero Martín” no “XVII Premio Jóvenes Compositores 2006” da Fundación Autor de Madrid (Espanha); 1º Prêmio do Concurso Nacional Camargo Guarnieri de Composição 2005, Prêmio Funarte de Composição Clássica 2010 (Rio de Janeiro), dentre outros.

Ao logo da sua trajetória teve a oportunidade de ser orientado por mestres como Estércio Marquez Cunha, Sérgio Nogueira, Conrado Silva, Jorge Antunes, David Junker e Silvio Ferraz.

Desde 2009, Lima é professor de composição na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo. Entre 2013 e 2023 ministrou as disciplinas de análise, harmonia e música do século XX na Academia de Música da OSESP. É membro da ‘Sociedade General de Autores y Editores’ (SgAe), sediada na Espanha e suas partituras são publicadas pela Universal Edition (Vienna), Babel Scores (Paris) e pelo Banco de Partituras da Academia Brasileira de Música.

Wellington Gomes

Doutor em Composição pela Universidade Federal da Bahia, é autor de dois livros – Grupo de Compositores da Bahia: estratégias orquestrais; Orquestração, forma e gesto musical: o ensino da composição musical em nível superior – e alguns artigos em periódicos. Atualmente é professor de Composição, Orquestração, Arranjo, Literatura e Estruturação Musical, atuando na Graduação e no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde também ocupou o cargo de vice-diretor nos anos de 2003 e 2004.

Como compositor tem participado de diversos eventos e concertos dedicados à música contemporânea brasileira. Suas obras têm sido executadas por diversas orquestras e conjuntos no Brasil, Alemanha, Polônia, Noruega, Dinamarca, França, Espanha, Itália, Suíça, Costa Rica, Catar, Rússia, Azerbaijão e Estados Unidos. Recebeu o 1º Prêmio na XIV Apresentação de Compositores da Bahia (1981), 1º Prêmio no I Concurso Nordestino de Composições Camerísticas (1984), 3º Prêmio no III Concurso Nacional de Composição Heitor Villa-Lobos (Brasília, 1987), “Prêmio Público” na XVIII Apresentação de Compositores da Bahia (1987), 1º Prêmio no IV Concurso Nacional de Composição (Salvador, 1989), 2º Prêmio no V Concurso Nacional de Composição (Salvador, 1991), Prêmio Copene de Cultura e Arte (Salvador, 1996), Prêmio Internacional de Composição “Klang der Welt – Drei lateinamerikanische Länder“ (Berlim – Alemanha, 2008), Prêmio Funarte de Música Clássica 2010, Prêmio Funarte de Música Clássica 2012, Prêmio Funarte de Música Clássica 2014 e Prêmio Funarte de Música Clássica 2016.

Sua lista de obras inclui trabalhos para instrumento solo, música vocal, música de câmara para diversas formações, orquestra sinfônica, banda sinfônica, instrumento solo e orquestra, voz(es) solista(s) e orquestra, além de trabalhos para coro e orquestra.

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato