Concerto de abertura faz retrospectiva com obras de compositores homenageados nas edições anteriores
Com vasta programação gratuita, o festival, considerado o principal de música contemporânea do Brasil, o 8º Festival de Música Contemporânea Brasileira aconteceu em Campinas (SP) dentre 22 a 25 de maio. O aguardado festival completa 10 anos e, nesta edição presencial, recebeu Kilza Setti e João Bosco para homenageá-los e se debruçar sobre suas obras. O festival promoveu programação no Hospital Infantil Boldrini, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no Teatro Municipal José de Castro Mendes.
O Castro Mendes foi palco dos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, grupos de câmaras convidados e do encerramento com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, executando obras dos homenageados e com participação especial de Kilza Setti e solo de João Bosco.
O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) foi idealizado a partir do desejo da pianista Thais Nicolau, em ampliar os horizontes de sua pesquisa doutoral, dedicada às obras de Edmundo Villani-Côrtes e em homenagear compositores brasileiros da música contemporânea. Em 2014 o desejo ganhou forma com a realização da 1ª edição do evento, que desde então acontece na cidade de Campinas/SP.
Consagrado como evento renomado na cena musical brasileira, celebra a diversidade e excelência da música contemporânea do Brasil, proporcionando um espaço para artistas, pesquisadores e entusiastas da música compartilharem suas paixões e talentos.
Ao longo da trajetória, o festival soma 16 homenageados e já realizou mais de 110 atividades, com participação de 1030 envolvidos, entre shows, apresentações artísticas, comunicação oral, palestras e mesas redondas e uma vasta produção audiovisual chegando a 241 vídeos de registros produzidos ao longo dos festivais sobre as homenagens, carreiras, apresentações artísticas, além de realizar espetáculos memoráveis com os homenageados. João Donato e Gilberto Mendes, homenageados, faleceram no ano seguinte de suas participações, deixando um registro significativo de suas obras eternizado pelo FMCB. O festival já recebeu representantes de 18 países, de vários estados brasileiros, e um público de cerca de 12 mil pessoas.
O evento conta com apoiadores e parceiros estratégicos locais ao longo da trajetória de 10 anos, em especial, a CPFL Energia e o Instituto CPFL, a Unicamp, a Secretaria de Cultura de Campinas e a Orquestra Sinfônica de Campinas.
Mais informações no site oficial do evento https://fmcb.com.br/