Edições ABM

Orquestra de câmara

Variações elementares

Gênero

Música Instrumental

Meio de execução

Orquestra de câmara

Instrumentação detalhada

fl., sax.alto / tpt., tbn. / vib., cel. / cds. [vln. I e II, vla., vlc. e cbx.]

Descrição da obra

Movimentos: I. Prólogo; II. Variação I: Diálogos; III. Variação II: Toccata; IV. Variação III: Móbiles; V. Variação IV: Ricercare; VI. Variação V: Choro; VII. Variação VI: Pequeno Coral; VIII. Variação VII: Bossa-Nova; IX. Variação VIII: Quarteto; X. Variação IX: Densidade; XI. Variação X: Jogo; XII. Epílogo Duração: 16m00s Compostas em 1964 por encomenda da Esso Brasileirta de Petróleo, para o III Festival Interamericano de Música de Washington do ano seguinte, as Variações Elementares marcam o início da terceira fase criadora do compositor, que volta a utilizar, a partir de então, a técnica serial da primeira fase, sem abandonar o interesse pela temática brasileira que predomina na segunda. A partitura, destinada à Orquestra de Câmara do Festival de Washington, que apresentou a obra em estréia mundial sob a regência de Guillermo Espinoza, reune três pares de instrumentos afins - flauta e saxofone, trompete e trombone, celesta e vibrafone, além de um naipe completo de cordas. Um tema de 12 sons é apresentado inicialmente pelo vibrafone solo, numa seqüência que se completa por acumulação de fragmentos progressivos, cujas notas iniciais formam, por sua vez, a mesma disposição intervalar da série completa - uma espécie de caleidoscópio que não chega a ser percebido pelo ouvinte. Na verdade, o compositor busca nessa obra uma comunicabilidade auditiva que minimiza a rigidez de sua construção serial. A esse Prólogo inicial do vibrafone seguem-se 9 Variações e um Epílogo. As Variações são tratadas à maneira tradicional da forma, e não como variantes permanentes como habitualmente ocorre nas obras seriais. Cada variação tem, assim, um perfil bem definido,porém utilizando sempre, em sua construção melódica e harmônica,elementos derivados da série inicial. Assim, nos Diálogos os instrumentos se sucedem aos pares, sobre um fundo harmônico das cordas. A Toccata que se segue tem um caráter jazzístico. Móbiles é uma seqüência de estruturas melódicas e harmônicas baseadas na nota ré, da qual surge um Ricercare à maneira barrôca, cujo tema é extraido das 6 primeiras notas da série. Segue-se um Choro pontilhista, e um breve Coral faz a ligação com a Bossa nova, em que um tema extraido da série assume o balanço do ritmo popular brasileiro`, ao qual se segue um Quarteto bem polifônico. A variação seguinte, Densidades, tem um caráter espacial com suas harmonias abertas, ora estáticas, ora marcadas por ritmos vigorosos. No Jogo que se segue, os diversos instrumentos executam cada qual um único som ou motivo, cuja sucessão se torna cada vez mais cerrada até desembocar no Epílogo, em que o tema serial do início é reexposto num cânon a duas partes, concluindo num grande uníssono final. A estréia brasileira da obra se deu na II Bienal de Música Brasileira Contemporânea, na Sala Cecília Meireles/RJ, pela Camerata da Universidade Gama Filho sob a regência de Isaak Karabtchewsky

Ano da composição

1964

Informações sobre a estréia

Orquestra de Câmara do III Festival Interamericano de Música de Washington, Guillermo Espinosa, reg., 08/05/65, “III Festival Interamericano de Música de Washington”, West Auditorium, Department of State, Washington/EUA

Compositor

Edino Krieger

Edino Krieger

1928 - 2022

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