Edições ABM

Orquestra sinfônica com coro

Maracatu de Chico-Rei

Gênero

Música Vocal

Meio de execução

Orquestra sinfônica com coro

Instrumentação detalhada

S.A.T.B. solo, coro misto [S.A.T.B.] e orq. – picc., 2 fl., 2 ob., c.i., 2 cl., cl.bx., 2 fg., cfg / 4 tpa., 3 tpt., 3 tbn., tb. / timp., perc. [xil., glock., r.r., pto., trg., choc., cx.cl., bbo.] / cel., 2 hp., pno. / cds. [vln. I e II, vla., vlc. e cbx.]

Descrição da obra

Mário de Andrade assim redigiu o “Argumento” do bailado: “A História do Brasil registra o caso de uma tribo africana aprisionada em sua terra e mandada num navio negreiro pro Brasil. Aqui, os componentes da tribo foram vendidos como escravos, em Minas, mas o rei da tribo, que recebera aqui o nome de Chico, conseguiu com o seu trabalho alforriar-se. Continuou trabalhando e alforriou a sua mulher, e juntos, continuaram libertando todos os membros restantes da tribo. Foram esses libertos, a tribo de Chico Rei, que formaram, em Ouro Preto, a confraria do Rosário, e aí ergueram famosa igreja da Senhora do Rosário, com seu trabalho e seu dinheiro. Nos dias de festas, festas sempre misturadíssimas de catolicismo e feiticismo africano, os negros vinham em cortejo, dançando (Maracatu se chama no Nordeste a esses cortejos coreográficos) até a igreja. Na frente desta havia uma pia, aí deixando o ouro, que servia para as despesas de construção. O bailado, baseado nessa tradição histórica, apenas modifica esse final da tradição, fazendo o ouro deixado nesse dia, servir para alforriar os seis membros da tribo que ainda aparecem como escravos. Isso permite ainda o aparecimento de dois personagens brancos (com o seu séquito), o que trará mais diversidade e permite o emprego episódico e descansante, de música de caráter europeu. ____________________________________________________________ Movimentos: 1. Bailado; 2. Chegada do Maracatú; 3. Dança das Macumbas; 4. O Príncipe Dança; 5. Dança dos 3 Macotas; 6. Dança de Chico-Rei e da Rainha N'ginga; 7. Dança do Príncipe Samba; 8. Dança dos 6 escravos; 9. Dança dos Príncipes Brancos: Minuetto-Gaivota; 10. Dança Final Duração:30m40s

Ano da composição

1933

Informações sobre a estréia

OSTM, reg. o autor, coreografia de Maria Olenewa (TMRJ, 29/10/1934)

Compositor

Francisco Mignone

Francisco Mignone

1897 - 1986

Amostra da partitura

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