Música Instrumental
Orquestra sinfônica com solista
vlão. solo e orq. – 2 picc., 2 fl., 2 ob., c.i., 2 cl., cl.bx., sax.alto, 2 fg., cfg. / 4 tpa., 4 tpt., 4 tbn., tb. / timp., perc.[pto., t.tam, xil.] / cel., 2 hp., pno. / cds. [vln. I e II, vla., vlc. e cbx.]
Escrita no espírito de uma Abertura, a Introdução aos Choros (1929) é na realidade uma obra concertante para violão e orquestra, concebida por Heitor Villa-Lobos enquanto “pórtico” para a sua monumental série dos 14 Choros, da qual são extraídos os seus temas (e, por vezes, seções inteiras). A obra pode ser vista como uma 2ª “fantasia para violão e orquestra” (primeiro título do atual Concerto), apresentando numerosos momentos de virtuosismo solo (entre os quais uma importante “Cadenza”), no espírito de uma homenagem ao instrumento-símbolo da música popular brasileira, o Violão, cujas notas soltas (“Mi, Lá, Ré, Sol, Si”) são enunciadas por outros instrumentos da orquestra no início da obra (cs 4 e 5) , e na entrada do instrumento solista (seção 9). A Introdução aos Choros se apresenta com uma forma peculiar: ela se inicia mobilizando a totalidade do efetivo orquestral em fff, prepara de forma progressiva a entrada do violão, e conclui em ppp com um solo que estabelece o elo com a primeira obra da série: o Choros nº 1, dedicado a Ernesto Nazareth, ao qual essa abertura sui generis serve de moldura. Duração: 12m00s * Venda da partitura e aluguel do material de orquestra disponíveis apenas para o Brasil e América do Sul (Sale of full score and rental of performance materials available only for Brazil and South America)
1929
1ª Rio de Janeiro. Orquestra da Rádio Nacional; Menezes, violão; Léo Perachi, regente
1887 - 1959
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