Música Instrumental
Orquestra de cordas
orq. de cds. [vln. I e II, vla., vlc. e cbx.]
Movimentos: 1. À Distância; 2. Close UP; 3. Em Preto e Branco; 4. Meio Perfil; 5. Instantâneo 1/8 em Cores Duração: 12m00s Construída em forma de variações, cujo tema é o da Invenção a três vozes, nº 9, de J.S. Bach, adora subtítulos que se justificam, uma vez que cada variação trabalha o material temático tão diversamente quanto uma mesma pessoa pode ser fotografada, de acordo com aqueles subtítulos, mostrando-se sempre sob nova luz. 1º retrato, “À DISTÂNCIA”, é uma homenagem ao verdadeiro pai do dodecafonismo: Jef Golyscheff. Assim sendo, tomando por material único as 3 primeiras notas do Tema, elas são elaboradas sem repetição rítmica, numa contínua diminuição de valores até o final. Melodicamente elas nunca repetem a mesma ordem em cada um dos quinze completos, os Zwolftondauer de Golyscheff. 2º retrato, “CLOSE UP”, em forma binária bem definida, inicia-se com o Tema em sua forma original, sendo omitidas apenas as notas que se repetem. 3º retrato, “EM BRANCO E PRETO”, em andamento lento, profundo, é um trio para viola, cello e baixo onde o Tema se apresenta de maneira retrógrada, sendo desenvolvido contrapontisticamente. 4º retrato, “MEIO PERFIL”, é a inversão do Tema. É jocoso, brilhante e essencialmente rítmico; também com estrutura binária. 5º retrato, “INSTANTANEO 1/8 CORES”, apresenta o Tema retrógrado inverso e é de caráter quase violento, pretendendo ocasionar a mesma impressão que se tem diante de uma foto batida na velocidade mínima (1/8), onde o objeto fotografado está em alta velocidade. Conclui a obra um solo de 1ª viola (Tema) em pianíssimo, no andamento original do motivo. As cinco partes se sucedem sem interrupção e são todas elaboradas exclusivamente, até os detalhes, com apenas os dois primeiros compassos da obra de Bach. Mario Ficarelli
1970
1970, II Festival Interamericano de Música, Rio de Janeiro/RJ, Orquestra de Câmara da Rádio MEC, Nelson Nilo Hack, reg.
1935 - 2014
© 2024 - ABM