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Osvaldo Lacerda

Osvaldo Lacerda

1927 -2011

Biografia

Nasceu em São Paulo/SP, Brasil, em 23 de março de 1927 e faleceu na mesma cidade, em 18 de julho de 2011. Osvaldo Costa de Lacerda iniciou seus estudos de piano com Ana Veloso de Rezende, aos nove anos de idade,continuando-os, mais tarde, com Maria dos Anjos Oliveira Rocha e José Kliass. Aprendeu os primeiros rudimentos de harmonia e contraponto com Ernesto Kierski, de 1945 a 1947. No final da década de 1940, teve aulas de técnica vocal com a cantora russa exilada Olga Urbany de Ivanov. De 1952 a 1962, estudou composição com Mozart Camargo Guarnieri, a quem deve o início de sua carreira, e sob cuja orientação formou sua personalidade de compositor. Seu estilo caracteriza-se por um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado a sólido domínio das técnicas modernas de composição. Em 1963, passou um ano nos Estados Unidos, sob os auspícios da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, tendo sido o primeiro compositor brasileiro a usufruir uma bolsa de estudos dessa importante fundação. Teve, então, aulas de composição com Vittorio Giannini, em Nova York, e Aaron Copland, em Tanglewood. No final da década de 1970, aconselhou-se em orquestração com o maestro Roberto Schnorrenberg. Em maio de 1965, foi um dos compositores que o Ministério das Relações Exteriores enviou aos Estados Unidos, para representar o Brasil no Seminário Interamericano de Compositores, na Universidade de Indiana, e no IIIº Festival Interamericano de Música, em Washington. Em abril de 1996, foi um dos compositores brasileiros que a American ComposersOrchestra convidou para participar, em Nova York, do Festival “Sonido de las Américas: Brazil”. Entre suas obras, que vêm sendo cada vez mais executadas no Brasil e no exterior, destacam-se trabalhos para piano, canto e piano, coro, conjuntos de câmara, orquestra e banda, muitos dos quais se acham editados e gravados em discos, no Brasil e exterior. No Brasil, tem os seguintes editores: Academia Brasileira de Música, Artur Napoleão, Cultura Musical, Irmãos Vitale, Mangione e Filhos, Musicalia, Novas Metas, Ricordi Brasileira, e Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, MusiMed, Universidade de Brasília, Funarte, Coomusa e Vozes. No exterior, são os seguintes os seus editores: GotthardDöring, Hans Gerig, Moeck, Schott’sSöhnne, Tonos, e Zimmermann, da Alemanha; Frangipani Press, Paul Price, Tempo Primo, e União Pan-americana, dos Estados Unidos; Saga, da Inglaterra. É detentor dos seguintes prêmios em concursos de composição: 1º prêmio no concurso nacional de composição “Cidade de São Paulo”, promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em 1962, com a Suíte Piratininga para orquestra; 1ºprêmio no concurso de composição de obras sinfônicas, promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962, com a mesma Suíte Piratininga; 2ºprêmio no concurso de composição “A Canção Brasileira”, promovido pela Rádio Ministério da Educação e Cultura, do Rio de Janeiro, em 1962, com a canção Mandaste a sombra de um beijo; 1º prêmio no concurso de composição e arranjos para coro misto a quatro vozes, promovido pela Universidade Federal da Paraíba, em 1967, com o coro Poema da necessidade; 1º Prêmio no “Iº Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Sopro-trompa e fagote”, promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em 1984, com Três Melodias, para fagote e piano. Além desses prêmios em concursos de composição, obteve também os seguintes: “Melhor Revelação como Compositor em 1962”, outorgado pela Associação de Críticos do Rio de Janeiro; “Melhor Obra de Câmara em 1970”, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte/APCA, com o Trio para piano, violino e violoncelo; “Melhor Obra de Câmara em 1975”, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, com as Quatro Peças Modais para orquestra de cordas; “Melhor Obra de Câmara em 1978”, outorgado pela APCA, com Appassionato, Cantilena e Tocata, para viola e piano; “Melhor Obra de Câmara em 1981”, outorgado pela APCA, com o Concerto pra flautim e orquestra de cordas; “Melhor Obra de Câmara em 1986”, outorgado pela APCA, com a Sonata para oboé e piano; e “Melhor Obra Sinfônica em 1994”, com Cromos, para piano e orquestra. Em 1968, recebeu o troféu “Ordem dos Músicos do Brasil-1968, Compositor de Musica Erudita”. Recebeu as seguintes medalhas: Alexandre Lévy, na qualidade de Presidente da Sociedade Pró Musica Brasileira, pela divulgação dada à obra daquele compositor; Marechal Candido Mariano da Silva Rondon e Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães, ambas outorgadas pela Sociedade Geográfica Brasileira. Foi fundador da Mobilização Musical da Juventude Brasileira, em 1945, e diretor do Departamento de Divulgação da Música Brasileira, de 1951 a 1952, daquela entidade em São Paulo. Foi fundador e diretor artístico da Sociedade Paulista de Arte, entidade que, de 1949 a 1955, apresentou diversos novos valores musicais ao público paulistano. Foi fundador e presidente da Sociedade Pró Música Brasileira, entidade que, em São Paulo, de 1961 a 1966, promoveu ampla divulgação da música brasileira. Foi novamente presidente da mesma sociedade, quando esta ressurgiu brevemente em 1984. Foi fundador e presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que, em São Paulo, promove intensa divulgação da música erudita brasileira. Foi membro da Comissão Municipal de Música, em Santos, de 1965 a 1967; presidente da Comissão Estadual de Música, em São Paulo, em 1967; e membro da Comissão Nacional de Música Sacra, de 1966 a 1970. Dedicou-se sempre intensamente ao ensino da música, na qualidade de professor de teoria elementar, solfejo, harmonia, contraponto, análise musical, composição e orquestração. Seus livros “Compêndio de Teoria Elementar da Música”, “Exercícios de Teoria Elementar da Música”, “Curso Preparatório de Solfejo e Ditado Musical”, e “Regras de Grafia Musical”são adotados em inúmeras escolas de música do Brasil e de Portugal. Destaca-se a sua participação, como professor, no curso de formação de professores da Comissão Estadual de Música, de São Paulo, de 1960 a 1962, e de 1969 a 1970; no I º Seminário de Música de Sergipe em 1967; no II º Festival de Inverno de Ouro Preto em 1968; no Curso Internacional de Música do Paraná, de 1966 a 1970, em 1975 e 1977, e em muitos outros cursos de música, realizados em diversas cidades do Brasil como Campinas, Ribeirão Preto, Franca, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Poços de Caldas, Londrina, Natal, dentre outras. Foi o primeiro compositor convidado para o “Festival de Bar-Harbor”, do Maine, EUA, em julho de 1997, tendo tido várias de suas obras executadas em inúmeros concertos. Em 24 de novembro de 1997, recebeu o troféu “Guarani”, outorgado pela Secretaria de Estado da Cultura, de São Paulo, como personalidade musical do ano. Ainda em 1997, recebeu o Grande Prêmio da Crítica, da APCA. Em janeiro de 1999, foi convidado a participar, na qualidade de compositor, do“Festival de Música Latino-Americana”, promovido pelo BardCollege em Annadale-on-Hudson, no Estado de New York. Obras suas foram então tocadas em diversos concertos promovidos pelo College. Nessa ocasião, um concerto com cinco de suas obras foi apresentado na prestigiosa série de concertos da Trinity Church, na cidade de New York, a cargo da Manhattan ChamberOrchestra, regida pelo entusiástico e eficiente maestro Richard Auldon Clark. Em 29 de março de 2004, recebeu o Prêmio da APCA, por Lembrança de Amor, como melhor CD de 2003. Em 24 de Julho de 2006, recebeu a Medalha Anhanguera, a mais importante condecoração concedida pelo estado de Goiás, pelos seus serviços prestados à música brasileira e à música em geral.
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