Biografia
Nasceu em Salvador, Bahia, em 15 de dezembro de 1948. Sua formação de compositora foi orientada por Ernst Widmer, na Universidade Federal da Bahia, de 1969 a 71, por Mauricio Kagel, na Musikhochschule Köln, de 1972 a 77, por Lejaren Hiller e Morton Feldman, na SUNY at Buffalo, de 1982 a 85. Ao lado da composição, realizou estudos em teoria da música orientados por John Clough, SUNY-Buffalo, e Janet Schmalfeldt, Yale University, de 1989 a 1990. É doutora em composição pela Universidade de New York, em Buffalo (PhD, 1985) e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba.
Esteticamente diversificada, sua produção musical passou por diferentes interesses: pesquisa timbrística, nos anos 70, serialismo não dodecafônico nos anos 80, e procedimentos intertextuais desde os anos 90. No entanto, comum a todas essas fases é uma estreita relação com a literatura. Na maioria de suas obras, a voz se faz presente, falada ou cantada, em solo ou coro, veiculando sons inarticulados ou textos poéticos. Dentre os poetas brasileiros que inspiraram suas composições, incluem-se Augusto dos Anjos, Mario de Andrade, Thiago de Melo e W. J. Solha.
Ao lado da atividade composicional, atua na área de teoria analítica da música, dedicando-se especialmente ao estudo do repertório brasileiro contemporâneo e, principalmente, às obras do Grupo de Compositores da Bahia. É autora do livro Ernst Widmer, Perfil Estilístico (UFBA, 1997). Coordena a pesquisa Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA e publicou os catálogos de obras de Ernst Widmer, Lindembergue Cardoso, Fernando Cerqueira e Agnaldo Ribeiro.
Integrou o comitê assessor para a área de artes do CNPq. É membro fundador da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), da qual foi a primeira presidente entre 1988 e 1990. Em 2014 fundou a Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), da qual é a presidente.
Ingressou na Academia Brasileira de Música em abril de 2003.
Expandir