Fundada em 14 de julho de 1945 por Heitor Villa-Lobos e considerada órgão técnico-consultivo do governo federal através do Decreto Federal 23.160 de 06 de junho de 1947, a Academia Brasileira de Música tem como objetivo principal o fomento e a valorização da música brasileira, seus compositores, intérpretes, pesquisadores e educadores.
A Biblioteca foi inaugurada no dia 03 de julho de 2015 e recebeu o nome de Biblioteca Mercedes Reis Pequeno em homenagem à bibliotecária e acadêmica ocupante da cadeira nº 7, pioneira no Brasil na organização de bibliotecas da área de música. A missão da Biblioteca, fundamentada nos objetivos da ABM, é apoiar e incentivar a pesquisa científica na área da musicologia no Brasil, facilitando o acesso aos recursos de informação e colaborando nos processos de criação do conhecimento.
O acervo, formado por cerca de 8 mil obras, tem como destaque a Coleção de documentos sobre a ABM, patronos, fundadores e acadêmicos e a Coleção Mercedes Reis Pequeno que arrola, além de livros e periódicos, um precioso acervo de documentos – correspondência com Charles Seeger, Luis Heitor Corrêa de Azevedo, Cleofe Person de Mattos, Basílio Itiberê, entre outros; fotografias, discos e recortes de jornais e programas de concerto.
Através da base Brasiliana, a mais nova biblioteca especializada em música do Brasil, organiza e disponibiliza para pesquisa mais de mil registros, permitindo ao usuário recuperar as informações bibliográficas registradas no acervo da Biblioteca.
Para consulta local é necessário agendar pesquisa enviando solicitação para o e-mail: biblioteca.abm@abmusica.org.br
© 2024 - ABM