Notícias

ENCONTROS ABM #9 • Inteligibilidade do canto no português brasileiro

com Inácio de Nonno (moderador), Juliana Franco, Luisa Francesconi e Tadeu Aguiar

ENCONTROS ABM #9 • Inteligibilidade do canto no português brasileiro
Compartilhe:

A Academia Brasileira de Música convida para “Encontros ABM 2025”, série de eventos mensais online realizados mensalmente entre março e novembro. Através de debates, músicos convidados suscitam a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira.

Ao longo deste ano, os encontros abordarão “A ópera na cultura brasileira”, sempre com debatedores convidados e mediadores de elevado conhecimento neste segmento artístico.

Na terça-feira, dia 21 de outubro, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição dos “Encontros ABM”. Com transmissão ao vivo pelo nosso canal na plataforma YouTube, a Roda de Conversa aborda o a dificuldade da inteligibilidade do canto no português brasileiro, considerado um problema recorrente nos repertórios direcionados ao canto lírico, em especial. Neste debate entre o diretor teatral Tadeu Aguiar e as cantoras Juliana Franco e Luisa Francesconi, estimulado pela mediação do barítono Inacio de Nonno, aborda-se o assunto a partir da vivência e das soluções que cada um adota, a partir de suas expertises.

Link para assistir ao vivo no YOUTUBE:

INÁCIO DE NONNO é cantor (barítono), com doutorado em Música realizado na Universidade Estadual de Campinas. É professor de Canto e Dicção da Escola de Música da UFRJ e tem participado, como professor, em vários festivais de música no país (Brasília, Juiz de Fora, João Pessoa, Recife, Campos, Petrópolis, Paraty, Londrina). Em seu portfólio, constam mais de 30 primeiras audições mundiais de peças e óperas escritas especificamente para sua voz, incluindo compositores como César Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Cirlei de Hollanda, Oswaldo Lacerda entre outros. Do repertório internacional, já interpretou vários personagens de Rossini, Mozart, Purcell, Donizetti, Puccini, Leoncavallo e Verdi. Além da ópera, seu repertório enfatiza a música antiga, o Lied alemão, com destaque para os ciclos de canções de Schubert, e a canção francesa. Destaca-se também na direção cênica, a exemplo de Bastien e Bastienne (Mozart), Pimpinone (Telemann) e La Serva Padrona (Pergolesi). Na Academia Brasileira de Música, ocupa a cadeira nº 7. 

 

JULIANA FRANCO é soprano, dubladora, professora de canto e pesquisadora no campo de estudos da dicção, em especial da dicção lírica do português brasileiro para cantores não nativos e da canção brasileira. Doutora em Pedagogia Vocal e Mestre em Performance de Ópera pela Escola de Música da Universidade de Maryland, atua como cantora lírica com experiência em ópera, música de câmara, teatro musical e dublagem. Apresenta-se regularmente em palcos de ópera, concertos e recitais no Brasil, Estados Unidos e Europa. Como dubladora, tem emprestado sua voz a personagens em filmes e animações exibidos em plataformas como Apple TV, Disney, Paramount, Star+ e Netflix. Tem participado como palestrante em congressos internacionais como NATS, PAVA, Voice Foundation, ICVT e PEVOC.  Como docente, lecionou na University of Maryland (EUA), na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal da Bahia (literatura vocal, dicção e canto). É autora do ensaio The Sounds of Brazilian Portuguese and the Main Pitfalls for the Non-Native Singers, publicado nos anais do 10º ICVT. Integra o quadro diretor da Associação Brasileira de Professores de Canto – PROCANTO, onde coordena o Grupo de Trabalho em Canto Lírico. É autora do blog Voz em Foco: Entre Notas e Palavras (2024), dedicado a reflexões sobre a prática vocal e a vida profissional do cantor.

 

LUISA FRANCESCONI é cantora lírica (mezzosoprano) e coach vocal. Com especialização realizada em Milão, destaca-se nos repertórios mozartiano e rossiniano. Tem se apresentado nos mais importantes teatros brasileiros, italianos e latino-americanos, como o Theatro Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Argentina em Roma, Auditorium Verdi em Milão, Maggio Fiorentino em Florença, Teatro Massimo de Palermo, Teatro Regio em Turim, Teatro São Carlos de Lisboa, Palacio de Bellas Artes no México, Auditório Sodre em Montevidéu, Teatro Coliseo em Buenos Aires etc. Dentre os mais de cinquenta personagens de ópera que já interpretou, destacam-se, no repertório brasileiro, A Mãe em A Carta de Elomar Figueira Mello, Virginia em O Anjo Negro de João Guilherme Ripper e Neusa Sueli em Navalha na Carne de Leonardo Martinelli. Recentemente, fez parte do elenco da estreia de Oposicantos, de Flô Menezes. Dentre as gravações, destaca-se o CD Ciclo Portinari e Outras Telas Sonoras (2015) de João Guilherme Ripper, dividido com Gabriella Pace e tendo Priscila Bomfim ao piano. 

 

TADEU AGUIAR é diretor teatral, tradutor, ator e produtor. Iniciou sua carreira no teatro trabalhando com Bibi Ferreira, Cleyde Yáconis, Jorge Dória, Miriam Mehler, Claudia Raia, Christiane Torloni, Raul Cortez, Nathalia Timberg, Wolf Maya, dentre outros. Na TV, consagrou-se como ator representando o personagem Walter, contracenando com Antônio Fagundes e Malu Mader na novela O dono do mundo. Considerado um dos grandes diretores de teatro da atualidade no Brasil, é responsável por inúmeros sucessos nos palcos, como os premiados: Quase normal; Love Story; Ou tudo ou nada; 4 Faces do amor; Bibi, uma vida em musical; A cor púrpura (musical); Quando eu for mãe quero amar desse jeito; Beetlejuice (musical); Querido Evan Hansen; Uma babá quase perfeita; Chatô e os Diários Associados – 100 anos de uma paixão e Mudança de hábito (musical).

Mais informações:
t. 21 2292-5845 | 21 98988-7922 (WhatsApp)
e. abmusica@abmusica.org.br

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato