Notícias

MEC FM faz homenagem aos 75 anos de nascimento de Ernani Aguiar

O compositor, violista, maestro, professor e pesquisador, Aguiar é uma das personalidades mais importantes e respeitadas no meio musical brasileiro

MEC FM faz homenagem aos 75 anos de nascimento de Ernani Aguiar
Compartilhe:

Em agosto, no dia 30, o programa Música e Músicos do Brasil, da rádio MEC FM, apresentou um repertório inteiramente dedicado ao compositor e acadêmico Ernani Aguiar, em celebração aos seus 75 anos de nascimento.

Nascido em 30 de agosto de 1950, Ernani Henrique Chaves Aguiar é uma das personalidades mais importantes e respeitadas no meio musical brasileiro. O compositor, violista, maestro, professor e pesquisador estudou no Brasil com Paulina d’Ambrosio, Santino Parpinelli, César Guerra-Peixe e Carlos Alberto Pinto Fonseca, concluindo mestrado em Música na UFRJ.

Aperfeiçoou-se no Mozarteum Argentino com Sérgio Lorenzi e, na Itália, estudou no Conservatório Cherubini, em Florença, com Roberto Michelucci e Annibale Gianuario. Ernani também fez cursos com Adone Zecchi, Franco Ferrara e Sergiu Celibidache, atuou como violista na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Conjunto de Música Antiga da Rádio MEC, onde foi assistente de maestros como Alceo Bocchino e Nelson Nilo Hack.

Ernani foi o fundador do Coral Municipal de Petrópolis (de que foi regente por mais de 10 anos) e coordenador de projetos da Funarte entre 1982 e 1985. Ele dedicou-se especialmente ao repertório brasileiro e à música contemporânea internacional, com destaque para sua atuação na divulgação da obra de Padre José Maurício Nunes Garcia e Carlos Gomes, sendo premiado pela gravação da ópera Colombo. Entre os diversos prêmios e homenagens que já recebeu, destacam-se o título de cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, a medalha Carlos Gomes, o prêmio Sharp de Música. Além disso, desde 1993, ele ocupa a cadeira de número 4 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Lobo de Mesquita.

A obra de Ernani Aguiar, amplamente executada e gravada no Brasil e no exterior, reflete a influência da música popular e a pesquisa sobre o período colonial brasileiro. No repertório coral, destacam-se os Psalmus 150 e a série Motetinos; na música instrumental, peças como Meloritmias, Duo para violino e violoncelo, as séries Quatro Momentos e Instantes para cordas, além de obras sinfônicas como Missa Brevis 4, Te Deum, Cantatas de Natal e de Páscoa, três Sinfoniettas, Concertinos para diferentes instrumentos e Cantos Sacros para Orixás. Além disso, sua ópera O Menino Maluquinho, com libreto de Ziraldo, ampliou seu público e reforçou sua versatilidade como compositor.

Ouvir o programa

https://radios.ebc.com.br/musica-e-musicos-do-brasil/2025/08/75-anos-de-nascimento-de-ernani-aguiar

Rua da Lapa, 120/12º andar – Lapa
CEP 20021-180 - Rio de Janeiro -RJ

+55 21 2292-5845 | 2221-0277 | 2242-6693

https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeM%C3%BAsicaABM https://www.facebook.com/abmusicabr https://www.instagram.com/academiabrasileirademusica/

Dúvidas? Entre em contato