
A Academia Brasileira de Música convida para “Encontros ABM 2025”, série de eventos mensais online realizados mensalmente entre março e novembro. Através de debates, músicos convidados suscitam a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira.
Ao longo deste ano, os encontros abordarão “A ópera na cultura brasileira”, sempre com debatedores convidados e mediadores de elevado conhecimento neste segmento artístico.
Na terça-feira, dia 15 de julho, às 18h, a ABM vai promover mais uma edição dos “Encontros ABM”. Com transmissão ao vivo pelo nosso canal na plataforma YouTube, a Roda de Conversa aborda o tema A formação profissional em ópera no Brasil, contando com mediação da jornalista e escritora Luciana Medeiros e participação do professor, diretor e produtor de ópera André Heller-Lopes, do cantor, regente e diretor cênico Mauro Wrona e do cantor e produtor Paulo Esper. Neste Encontro, discute-se a complexidade da formação de um cantor para a ópera, requerendo, como exigência de um mercado de trabalho de grande concorrência, a ultrapassagem das fronteiras da academia.
Link para assistir ao vivo no YOUTUBE:
ANDRÉ HELLER-LOPES é graduado em canto (UFRJ, 1995), tendo em sua formação estágios de aperfeiçoamento (San Francisco Opera Center, 2001) e especialização (Royal Opera House, Covent Garden, ROH, Grã-Bretanha, 2005), mestrado (UFRJ, 2001) e doutorado (King’s College – London, 2011) em ópera. Em sua produção acadêmica, destacam-se a dissertação “Vozes Brasileiras: 1844 – 1852. Ópera no Rio de Janeiro através de suas prima-donas” e a tese “Brazil´s Ópera Nacional (1857-1863) and the birth of Brazilian Opera in Nineteenth-Century Rio de Janeiro”. É um dos mais destacados diretores e produtores de ópera no Brasil, com trabalhos em diversas capitais brasileiras assim como em países como Portugal, Argentina, Uruguai, Reino Unido, Áustria e Malásia. Foi coordenador de ópera da Prefeitura do Rio de Janeiro (2003 – 2008) e Coordenador de elencos da OSB (2013) e Diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2017). Um dos mais respeitados especialistas em ópera da América Latina, ganhou por três vezes consecutivas o Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita como Diretor de cena (2009 – 2011). É professor da Escola de Música da UFRJ, dedicando-se de forma especial à formação e desenvolvimento de jovens talentos líricos assim como à democratização da arte lírica no Brasil. Contribui regularmente com publicações como Revista da OSESP, Veja Rio, Revista Concerto etc.
LUCIANA MEDEIROS é jornalista, escritora, colaboradora da Revista e do Site Concerto. Passou pelas redações de O Globo, TV Manchete, Rádio JB e Rádio MEC. Com João Luiz Sampaio, é autora dos livros “Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção” (Editora Algol, 2010) e “Guiomar Novaes do Brasil: a trajetória da pianista em Nora York” (Kapa Editorial, 2011); Também é organizadora do livro “25 Cronistas falam de superação” (2015, não comercializado). Em 2016, fundou com Débora Ghivelder o site Tutti Clássicos, especializado em música de concerto e ópera.
MAURO WRONA é cantor, regente e diretor cênico. Graduado em regência pela FASM (2009), é mestre em música pela UNICAMP, tendo produzido a dissertação interdisciplinar “A obesidade na cena lírica do Século XXI” (2023). Em São Paulo, sua cidade natal, atuou como ator e cantor até transferir-se para a Espanha, onde iniciou sua carreira como tenor em produções operísticas. Colaborou por três anos com o Théâtre de La Monnaie de Bruxelas e atuou em inúmeros teatros europeus no período entre 1978 e 1998. Retornando ao Brasil, iniciou a carreira de diretor cênico e professor. De 2004 a 2023 foi coordenador do “Ópera Estúdio,” da EMESP Tom Jobim e da “Academia de Ópera do Theatro S. Pedro/SP”. Sem falar no vasto repertório internacional da ópera, no âmbito da ópera brasileira dirigiu as estreias de O menino e a liberdade, de Ronaldo Miranda (2013), A ceia dos cardais, do compositor paraense Arthur Iberê de Lemos (2015) e de O peru de Natal, de Leonardo Martinelli (2019). No palco, atuou na estreia de O canto do cisne, a mais recente criação operística de Leonardo Martinelli (2022). Em 2024 concebeu e apresentou as séries “Na rota da Zarzuela”, “Franco Corelli, o príncipe dos tenores” e “Vissi d´arte, a trajetória da soprano brasileira Eliane Coelho” na Rádio Cultura FM de São Paulo, e estreou seu espetáculo “Mauro Wrona Show, 50 anos em órbita”, sobre sua carreira.
PAULO ESPER PAULO ESPER é cantor lírico e produtor. Criou e é diretor geral e artístico da Associação Amigos da Ópera de Jacareí e da Cia. Ópera São Paulo, a única companhia privada brasileira que faz parte da Ópera Latinoamérica (OLA), a maior rede de teatros, festivais e companhias de ópera na Iberoamérica. Ele também criou o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas – que neste ano realizou sua 23ª edição consecutiva – e foi diretor geral e adjunto artístico do Theatro São Pedro/SP no período entre 2012 e 2017. Entre suas condecorações encontram-se os seguintes títulos: Cidadão Benemérito de Jacareí (sua cidade natal); Comenda da Ordem do Mérito Cultural ‘Maestro Carlos Gomes’, outorgada pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino da Prefeitura Municipal de Campinas (2021); e o título Cavallieri della Stella D`Itália do governo federal da Itália, concedido em 2022 em razão dos serviços prestados pela difusão da ópera italiana no Brasil. Sua carreira vem sendo desenvolvida em vários estados brasileiros e do exterior. Entre recitais, concertos e óperas, já alcançou dois mil espetáculos.
Mais informações:
t. 21 2292-5845 | 21 98988-7922 (WhatsApp)
e. abmusica@abmusica.org.br