
Rodrigo Cicchelli ocupará a cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Música. O último ocupante da cadeira nº 17, que tem Alfredo d’Escragnolle Taunay como patrono, foi o compositor Guilherme Bauer, falecido em 03 de março de 2024, aos 83 anos. Os ocupantes anteriores foram Francisco Casabona, fundador, Yara Bernette, 1ª Sucessora, e Belkiss Carneiro de Mendonça, 2ª Sucessora. A cerimônia de posse ainda não tem data marcada.
Rodrigo Cicchelli Velloso (Rio de Janeiro, 1966) é compositor, flautista e Professor Titular do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, onde leciona desde junho de 1998, atuando na graduação e na pós-graduação, e onde coordena o Laboratório de Música e Tecnologia (LaMuT).
Graduou-se pelo Instituto Villa-Lobos da UNIRIO em Composição Musical (1990) e Flauta Transversa (2014), tendo sido também aluno de César Guerra-Peixe na Escola de Música Villa-Lobos (1985-87) e aluno particular de Hans Joachim Koellreutter (1987-88). Especializou-se em Composição de Música Eletroacústica na Europa nos anos 1990, tendo realizado doutorado na University of East Anglia (Inglaterra – 1991-96) com bolsa da CAPES, e o Cursus de composition et d’informatique musicale no IRCAM (França – 1995-97) com bolsa do governo francês.
Recebeu prêmios e distinções nacionais e internacionais, tais como: 1º Prêmio no Concurso pelo centenário de Heitor Villa-Lobos (UFRJ, 1987), Prêmios e Menções Honrosas nos Concursos Internacionais Luigi Russolo (Itália, 1993-94-95), 1º Prêmio na Tribuna Internacional de Música Eletroacústica da Unesco (Finlândia, 1994), Bolsa RD do CNPq para atuar no PPGM do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO (1997-98), Bolsa do Programa de Bolsas RioArte (1999), Prêmios dos Programas de Apoio à Pesquisa ALV1999 e ALV2001 (FUJB/UFRJ), Patrocínio do Programa Petrobras Cultural (2006), Residência Artística no GMEM de Marselha (julho de 2008), Prêmios Funarte (2012, 2016, 2019, 2021), Encomendas recentes incluem as do Quarteto Françaix (2019), do Projeto Sinos (2020), da Orquestra Sinfônica Brasileira (2020), do Duo Santoro (2021) e do Ensemble Calliopée (2024), dentre outras.
Suas composições vêm sendo executadas e difundidas no Brasil e no exterior e foram lançadas em CD pelos Concursos Luigi Russolo, em coletâneas da RioArte, da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica, do conjunto Sacra Vox, além de um CD monográfico lançado pelo selo da Academia Brasileira de Música – ABM Digital.
Por dez anos, de 2010 a 2020, produziu e apresentou programas radiofônicos semanais, o Eletroacústicas e o Contemporâneas, frutos de convênio entre a UFRJ e Empresa Brasil de Comunicação – EBC, transmitidos pela MEC FM às quartas-feiras à noite, com grande ênfase na difusão da produção brasileira e latino-americana.
Seus trabalhos em prol da Música Brasileira envolvem, além da produção radiofônica, sua atividade de pesquisa acadêmica, com ênfase na investigação da produção brasileira de música eletroacústica. Os resultados desta investigação vêm sendo publicados em anais de congressos e eventos científicos, tais como os congressos da Anppom, Simpom e Abraf, em revistas e periódicos indexados, tais como Musica Hodie, Interfaces, Música em Contexto, Humanidades e Organised Sound, bem como na publicação do livro “Leituras de Jocy”, dedicado à obra de Jocy de Oliveira, editado em parceria com Manoel Corrêa do Lago e publicado pela Editora SESI-SP. Encontra-se no prelo um estudo que produziu denominado “Presença da Música Eletroacústica nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea (1975 a 2021): uma introdução”, fruto de encomenda da Funarte.
Além disso, seu compromisso com a Música Brasileira pode também ser verificado na colaboração em eventos como as Bienais de Música Brasileira Contemporânea (Funarte) e os Panoramas da Música Brasileira Atual (UFRJ); na participação em bancas de concursos destinados à premiação de novas composições, tais como: Concurso Nacional de Composição “Guerra-Peixe: 100 anos” (2014, Universidade Federal de Minas Gerais), Concurso Nacional de Composição da Escola de Música da UFRJ (2012, Universidade Federal do Rio de Janeiro), Comissão de Seleção de Obras do Prêmio Funarte de Composição Clássica (2012, Fundação Nacional de Artes), Concurso SBME de Música Eletroacústica (2012, Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica); e em bancas de Concursos Públicos de Títulos e Provas para escolha de novos docentes em instituições como: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Desenvolveu pesquisa pós-doutoral junto ao PPGM da UNIRIO sobre o repertório brasileiro para flauta e eletrônica, tendo encomendado e recebido peças inéditas de compositores brasileiros consagrados (Jocy de Oliveira e Jorge Antunes) e de jovens criadores (Marcos Campello e Rafael Valle), que foram estreadas em “Recital-Palestra” e gravadas em estúdio.
Desde 2023, coordena a Maratona de Música Eletroacústica (MaMusE), evento anual realizado ao final do mês de julho, de caráter intensivo e imersivo, dedicado à disseminação do repertório de música eletroacústica do passado e do presente, como atividade de extensão universitária.
Atualmente, dedica-se à composição de uma obra para viola, berimbau, vozes femininas e eletrônica, encomenda do Ensemble Calliopée, da França, a ser estreada em 2025.
OSB Lives Brasileiras – Rodrigo Cicchelli (https://www.youtube.com/watch?v=9iVzebBveP8)
ENCONTROS ABM #2|Roda de Conversa com Ricardo Tacuchian, Rodolfo Coelho de Souza e Rodrigo Cicchelli (https://www.youtube.com/watch?v=FFSMvqxf6jA)
Unirio Musical apresenta Metamorfoses com a obra do compositor Rodrigo Cicchelli
(https://www.youtube.com/watch?v=IwzLtrkTvf8)
Programa Blim-Blem-Blom de Tim Rescala
(https://radios.ebc.com.br/blim-blem-blom/2023/06/hoje-o-blim-blem-blom-recebe-o- compositor-rodrigo-ciccheli)